terça-feira
11 agosto

34º BIS participa de Estágio de Aguerrissement na Legião Estrangeira Francesa, treinamento de selva equatorial intensivo que eleva prontidão e interoperabilidade

Estágio de alta intensidade no CEFE fortalece capacidade do 34º BIS para operações de combate, vigilância e controle territorial na região amazônica, com trocas doutrinárias

Um pelotão do 34º BIS participou do Estágio de Aguerrissement no Centre d’Entraînement en Forêt Équatoriale, centro de treinamento em selva da Legião Estrangeira Francesa.

O ciclo de instrução teve foco em operações em floresta equatorial, com atividades que exigiram resistência física e mental, disciplina e atuação sob fadiga extrema.

Durante o período os militares treinaram progressão em terreno restrito, técnicas de sobrevivência e resgate de feridos, reforçando a prontidão da tropa, conforme informação divulgada pelo Defesa em Foco.

Treinamento técnico e exigência física

O Estágio de Aguerrissement é reconhecido internacionalmente pelo alto nível de exigência física e psicológica, voltado à preparação para selva densa.

As atividades incluíram pistas de combate, exercícios de orientação terrestre e transposição de obstáculos naturais, além de técnicas específicas para operações prolongadas em ambiente hostil.

Impacto na capacidade operacional do 34º BIS

A participação no estágio potencializou a capacidade do CFAP/34º BIS para atuar em missões de combate, vigilância e controle territorial no extremo Norte do Brasil.

O treinamento ampliou o repertório operacional da unidade, aumentando a adaptabilidade a cenários variados e a capacidade de resposta em operações na Amazônia.

Intercâmbio doutrinário e interoperabilidade

O contato com métodos da Legião Estrangeira Francesa permitiu intercâmbio de doutrinas, técnicas e procedimentos, contribuindo para a interoperabilidade com forças estrangeiras.

Esse tipo de capacitação é relevante para missões combinadas, operações interagências e exercícios multinacionais em ambiente de floresta.

Cooperação bilateral e papel estratégico

A atividade também fortaleceu a cooperação militar entre Brasil e França, nação com experiência em operações na floresta equatorial, especialmente na região da Guiana Francesa.

Com a conclusão do estágio, o 34º BIS amplia sua operacionalidade e nível de prontidão, reafirmando seu papel estratégico na defesa da Amazônia e na capacidade dissuasória do Exército Brasileiro.

Nos siga nas redes sociais

Últimas Notícias

- Advertisement - spot_imgspot_img

Notícias Relacionadas

Gripe Espanhola de 1918 na DNOG: como a pandemia...

Gripe Espanhola na DNOG revelou como saúde, água e habitabilidade podem decidir a eficácia de uma força...

Do esporte à Antártica, CEFAN apresenta pesquisas da Marinha...

CEFAN no Rio Innovation Week 2026 expõe tecnologias e métodos para monitoramento e otimização do desempenho humano...

Forte Junqueira volta à ativa após 28 dias de...

Forte Junqueira retoma operações após 28 dias de manutenção no sistema de propulsão na Base Fluvial de...

Páscoa dos Militares em Maceió reúne Exército, Marinha, Aeronáutica...

Páscoa dos Militares promovida na Catedral Metropolitana Nossa Senhora dos Prazeres, em Maceió, reuniu integrantes das Forças...

IME cria sistema de localização de artilharia pelo som...

Projeto do IME usa captação e processamento de ondas sonoras para estimar direção de disparos, montar base...

Brasil volta ao topo do Pentatlo Militar, conquista título...

No Pentatlo Militar, a seleção brasileira venceu o título por equipes no 68º Campeonato Mundial na Áustria,...