quarta-feira
12 agosto

Corpo de Fuzileiros Navais reforça prontidão operativa e capacidade anfíbia com formatura no CIASC que diplomou 731 militares, inclusive internacionais

Formatura no CIASC consolidou formação técnica e doutrinária, ampliou interoperabilidade e devolve 731 militares prontos para emprego em operações anfíbias e missões expedicionárias

O Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo, CIASC, realizou uma cerimônia de conclusão de cursos na quarta-feira (10 de dezembro), que marcou avanço na formação do Corpo de Fuzileiros Navais.

Ao todo, 731 militares do Brasil e do exterior concluíram as modalidades de formação, fortalecendo a capacidade operacional e a prontidão do Corpo de Fuzileiros Navais.

As turmas integraram Oficiais e Praças, com ênfase em doutrina anfíbia, emprego expedicionário e resposta rápida, conforme informação divulgada pelo CIASC.

Formatura e números

Na formatura foram encerrados o Curso de Aperfeiçoamento Avançado de Oficiais, o Curso de Aperfeiçoamento de Praças e o Curso de Especialização de Praças Fuzileiros Navais.

Os dados oficiais apontam que foram formados 731 militares, incluindo 29 Oficiais, 401 Sargentos e 301 Cabos.

O resultado reafirma a escala e a abrangência da instrução oferecida pelo CIASC, com impacto direto na capacidade de emprego do CFN.

Capacitação anfíbia e prontidão operativa

Os cursos focaram em planejamento, comando e controle, táticas de pequenas frações e conhecimentos especializados por área, ampliando competências para cenários complexos.

Esse conjunto prepara o Corpo de Fuzileiros Navais para operações anfíbias, missões expedicionárias e defesa de instalações estratégicas, aumentando a interoperabilidade em operações conjuntas e combinadas.

O investimento contínuo em formação técnica e doutrinária contribui para a rapidez de resposta e a adaptabilidade operacional da força.

Carreira, liderança e especialização

O Curso de Aperfeiçoamento Avançado de Oficiais formou 29 Oficiais, incluindo representantes da República Argentina e da República de Cabo Verde, habilitando-os para funções em Estados-Maiores e Grupamentos Operativos de Fuzileiros Navais.

O Curso de Aperfeiçoamento de Praças graduou 401 Sargentos, com especialidades como Infantaria, Artilharia, Engenharia de Combate, Blindados e Comunicações Navais.

O Curso de Especialização de Praças certificou 301 Cabos, reforçando a capacidade técnica e o exercício da liderança nas respectivas áreas.

Cooperação internacional e excelência do ensino naval

A presença de militares estrangeiros na formatura demonstra o reconhecimento regional do ensino do CIASC e fortalece laços doutrinários e de interoperabilidade.

Durante a solenidade, o Comandante do CIASC, Contra-Almirante (Fuzileiro Naval) Luís Manuel de Campos Mello, destacou a trajetória histórica do Centro e o valor do esforço individual dos formandos, ressaltando a honra como virtude central da carreira naval.

Com a conclusão dos cursos, os 731 militares retornam às suas organizações prontos para aplicar os conhecimentos adquiridos, contribuindo para a prontidão operativa do Corpo de Fuzileiros Navais e para a projeção do Brasil como referência regional em formação anfíbia.

Nos siga nas redes sociais

Últimas Notícias

- Advertisement - spot_imgspot_img

Notícias Relacionadas

K3 Scout: Royal Navy desativa câmeras de drones navais...

K3 Scout e a decisão de cortar a conectividade das câmeras, uma medida tomada após avaliação que...

Capelão da Marinha na Venezuela, 1º Tenente Padre Adilson...

Na sequência do terremoto de 24 de junho, o Capelão da Marinha atua junto ao 2º Contingente...

Veterano da FEB João Trela morre aos 102 anos...

Veterano da FEB João Trela morreu em 10 de agosto de 2026, integrou o Teatro de Operações...

Marinha visita LNCC para avaliar cooperação em computação de...

Delegação conheceu infraestrutura de processamento e discutiu projetos conjuntos de computação de alto desempenho, pesquisa e inovação...

NPOR em Maceió: alunos do Núcleo de Preparação de...

Treinamento prático focado no emprego de armamento coletivo NPOR, com exercícios de tiro na Metralhadora 7,62 mm...

BRACOLPER 2026 amplia interoperabilidade entre Marinhas do Brasil, Colômbia...

Operação multinacional mobiliza navios, helicóptero e fuzileiros para treinos de comunicação, GVI, resposta a ameaças transfronteiriças e...