quarta-feira
18 fevereiro

O Rio que Somos, documentário da Marinha revela a soberania ribeirinha e a força das comunidades ribeirinhas da Amazônia e do Pantanal, cultura e economia familiar

Uma narrativa que valoriza a soberania ribeirinha, a economia familiar e os saberes tradicionais, mostrando como o rio organiza a vida em trechos isolados da Amazônia e do Pantanal

O novo documentário produzido pela Marinha do Brasil acompanha o cotidiano de comunidades ribeirinhas, com olhares que priorizam protagonismo, autonomia e resiliência.

A produção privilegia cenas de pesca artesanal, casas de farinha, cultivo de açaí e trançado da malva, apresentando essas práticas como eixos de uma economia familiar que garante sustento e identidade.

A equipe percorreu trechos fluviais no Amazonas, Pará, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul a bordo de meios navais de assistência, para captar histórias com tempo e escuta sensível.

conforme informação divulgada pela Marinha do Brasil

Soberania ribeirinha, quando o rio organiza a vida

O filme aposta em uma inversão de perspectiva, retirando o foco exclusivo da falta e destacando a soberania ribeirinha como elemento central da narrativa. A pesca artesanal, a casa de farinha, o cultivo do açaí e o trançado da malva aparecem como práticas que sustentam autonomia e dignidade.

Onde o acesso da infraestrutura formal é limitado, a cooperação comunitária constrói rotas de sobrevivência. A solidariedade, a troca de saberes e a organização coletiva funcionam como uma infraestrutura invisível, porém essencial.

Cultura, fé e saberes ancestrais como ferramenta de resistência

O documentário destaca rezas, lendas e tradições como partes vivas da cultura local, mostrando que a fé e os saberes ancestrais orientam escolhas e fortalecem vínculos em momentos de crise.

Ao tratar a cultura como prática cotidiana e não como adereço, a obra evidencia a capacidade de resistência cultural, e como essas referências mantêm a identidade coletiva e o sentimento de pertencimento.

Por trás das lentes, escuta, tempo e respeito

A produção, com direção autoral de Rafael Miranda, é assinada pela Marinha e contou com a equipe do Centro de Comunicação Estratégica da Marinha. A proposta foi acompanhar o ritmo dos ribeirinhos, simbolicamente seguindo o fluxo do rio.

Segundo a proposta divulgada, as gravações ocorreram ao longo de trechos fluviais em quatro estados, buscando captar histórias a partir do tempo, do silêncio e da confiança construída com as comunidades.

Exibição, participação e contato

O Rio que Somos tem estreia prevista para 2026, segundo a Marinha do Brasil. O filme promete abrir um novo olhar sobre o Brasil profundo, mostrando felicidade, gratidão e pertencimento, mesmo diante de desafios históricos.

Leitores e interessados podem enviar sugestões ou correções pelo canal indicado pela produção, o WhatsApp 21 99459-4395, conforme informação divulgada pela Marinha do Brasil.

Nos siga nas redes sociais

Últimas Notícias

- Advertisement - spot_imgspot_img

Notícias Relacionadas

72º BI Caat realiza entrega de alimentos em Petrolina...

Capelania Militar do 72º BI Caat lidera entrega de alimentos não perecíveis em Petrolina, em parceria com...

Marinha Francesa apreende 1,3 tonelada de cocaína no Atlântico,...

A apreensão de cocaína no Atlântico ocorreu após troca de informações internacionais, com identificação em janeiro e...

Exército Brasileiro amplia prontidão operacional contra ameaças híbridas e...

Nova doutrina foca prontidão operacional, interoperabilidade e modernização tecnológica para enfrentar ameaças híbridas que combinam guerra cibernética,...

FAB abre 175 vagas para Sargentos 2027, inscrições de...

FAB abre 175 vagas para Sargentos 2027, inscrições no site da EEAR com taxa de R$ 100,00,...

NPOR no 59º Batalhão Hermes Ernesto em Maceió: novos...

Cerimônia marcou a admissão oficial dos cadetes do NPOR no Batalhão Hermes Ernesto, com abertura do Portão...

Exército Brasileiro amplia ciência e tecnologia em SP com...

Exército Brasileiro amplia ciência e tecnologia em SP ao criar o IPESP e o Núcleo do Parque...