segunda-feira
9 fevereiro

Comandante Militar do Oeste inspeciona 2ª Companhia de Fronteira e PEF Barranco Branco, confirma prontidão, logística e presença estratégica na faixa de fronteira do Pantanal

Visita institucional à 2ª Companhia de Fronteira e ao PEF Barranco Branco em 6 de fevereiro, inspeção de meios, logística, armamentos e avaliação da prontidão operacional no Pantanal

A visita institucional teve como objetivo avaliar as condições operacionais das frações destacadas responsáveis pela vigilância e defesa da faixa de fronteira em uma das áreas mais sensíveis do país.

No encerramento do ciclo de atividades de inspeção do Comando Militar do Oeste (CMO) ao Comando da 18ª Brigada de Infantaria de Pantanal e às suas Organizações Militares Diretamente Subordinadas, foi realizada, nesta sexta-feira, 6 de fevereiro, uma visita institucional à 2ª Companhia de Fronteira e ao Pelotão Especial de Fronteira (PEF) de Barranco Branco.

Durante a ação, o Comandante Militar do Oeste acompanhou de perto a verificação das instalações, meios e setores de apoio, com foco em garantir a sustentação logística e a prontidão das frações, conforme informação divulgada pelo Comando Militar do Oeste.

Inspeção de meios, logística e capacidade operacional

Durante a visita, foram inspecionadas as instalações, bem como verificadas as condições de infraestrutura, viaturas, armamentos e o funcionamento dos setores de intendência e saúde. A avaliação buscou aferir o nível de prontidão e a capacidade de sustentação logística diante dos desafios do Pantanal.

A checagem incluiu revisão de equipamentos e avaliação das rotinas de manutenção, alimentação e atendimento médico, para assegurar que os recursos estejam adequados ao ambiente, marcado por longas distâncias e isolamento geográfico.

Reconhecimento ao profissionalismo da tropa

Ao final das atividades, o Comandante Militar do Oeste destacou o elevado padrão de profissionalismo dos militares da 2ª Companhia de Fronteira e do PEF de Barranco Branco, ressaltando a dedicação ao serviço, a disciplina e o comprometimento com a missão de preservar a soberania nacional e garantir a segurança na faixa de fronteira, segundo o Comando.

O reconhecimento reforça a importância do preparo individual e coletivo das tropas que atuam em condições adversas, muitas vezes distantes dos grandes centros, mantendo presença permanente nos trechos críticos.

Integração de comando e presença permanente

A visita institucional também reforçou a integração entre os escalões do Comando Militar do Oeste, evidenciando o acompanhamento constante das condições operacionais das tropas destacadas. Mais do que uma atividade administrativa, o gesto simboliza a valorização do trabalho diário das equipes no terreno.

Conforme o Comando, a atuação dessas frações é essencial para o controle territorial, o combate a ilícitos transfronteiriços e a manutenção da presença do Estado brasileiro em áreas estratégicas e de difícil acesso, garantindo capacidade dissuasória e estabilidade regional.

Contato e participação

Quem quiser sugerir pautas ou comunicar erros pode entrar em contato, a participação do público é incentivada para aprimorar a cobertura sobre defesa e fronteiras, WhatsApp 21 99459-4395.

Nos siga nas redes sociais

Últimas Notícias

- Advertisement - spot_imgspot_img

Notícias Relacionadas

AMAN tem novo comandante, Igor Lessa Pasinato assume a...

Assunção do 47º comandante, Igor Lessa Pasinato assume a AMAN com foco em modernização do ensino, alinhamento...

Centro de Instrução de Blindados moderniza a pronta resposta...

O Centro de Instrução de Blindados aprimora a capacidade de resposta imediata das tropas, unindo proteção, mobilidade...

Marinha aciona Força de Resposta Imediata (FRIDA), envia 94...

Força de Resposta Imediata a Desastres Ambientais, FRIDA, atua com prontidão no Norte Fluminense para garantir acesso,...

Exército Brasileiro amplia prontidão na Amazônia Ocidental com cães...

Uso de cães de guerra amplia vigilância, proteção de instalações e segurança das tropas, com treinamento desde...

Professora Val Oliveira defende doutorado na Escola de Guerra...

Na defesa realizada em 10 de dezembro de 2025, Val Oliveira examinou como embarcações autônomas podem aumentar...

Marinha reforça segurança nas Eclusas de Tucuruí para escoamento...

Visita técnica em 30 de janeiro fortalece a Autoridade Marítima, avalia atualizações nas normas de tráfego e...