sexta-feira
6 março

FAB testa Albatroz Vortex com turbina nacional ATJR15-5, passo decisivo para autonomia tecnológica e fortalecimento da indústria aeroespacial brasileira

Voo inaugural na Base Aérea de Santa Cruz, em 17 de dezembro de 2025, demonstra drone tático de quatro metros, autonomia de até 24 horas e turbina nacional

A Força Aérea Brasileira coordenou o primeiro voo do Albatroz Vortex, um drone tático que amplia a capacidade operacional com tecnologia desenvolvida no país.

Com quatro metros de comprimento e autonomia de até 24 horas, o drone pode decolar com até 150 kg embarcados, transportando sensores de inteligência, vigilância e reconhecimento (ISR) em tempo real.

O sistema propulsivo é a turbina a jato ATJR15-5, desenvolvida pela empresa brasileira AERO CONCEPTS, enquanto a plataforma aérea foi concebida pela Stella Tecnologia, integrando Força e indústria, conforme informação divulgada pela Força Aérea Brasileira e pela AERO CONCEPTS.

Plataforma de alta performance e capacidade tática

O Albatroz Vortex foi testado na Base Aérea de Santa Cruz e reúne características que ampliam a atuação da aviação não tripulada, incluindo operação a partir de navios aeródromos ou pistas com menos de 150 metros.

A configuração permite levar cargas úteis dedicadas a missão ISR em tempo real, oferecendo persistência de vigilância e flexibilidade para cenários marítimos e terrestres, com autonomia prolongada e capacidade de 150 kg embarcados.

Turbina 100% nacional e cadeia industrial

O motor ATJR15-5 representa um avanço em propulsão, ao ser apresentado como uma turbina nacional desenvolvida pela AERO CONCEPTS, reduzindo dependência de fornecedores externos.

Segundo a direção da AERO CONCEPTS, a meta é evoluir para o desenvolvimento de famílias completas de turbinas nacionais e consolidar um parque fabril próprio, incluindo a produção de superligas estratégicas, o que amplia o alcance industrial e tecnológico do setor.

Ecossistema de inovação e formação aeroespacial

O teste do drone está inserido em um ecossistema mais amplo promovido pela FAB, com projetos como o Parque Industrial e Tecnológico Aeroespacial da Bahia, o PITA-BA, instalado na Base Aérea de Salvador.

O parque resulta de cooperação entre a FAB, o SENAI CIMATEC, o Ministério da Defesa e o Governo da Bahia, e busca integrar pesquisa, indústria e formação técnica para áreas como drones, satélites, soluções quânticas e inteligência artificial.

Formação e estratégia de longo prazo

A expansão do Instituto Tecnológico de Aeronáutica, com novo campus na Base Aérea de Fortaleza, reforça a formação de pessoal qualificado, necessária para sustentar a autonomia tecnológica brasileira.

A iniciativa está alinhada à Concepção Estratégica “Força Aérea 100”, que orienta a modernização da FAB e projeta o país para os desafios do século XXI no campo aeroespacial.

O teste do Albatroz Vortex, com turbina nacional e plataforma desenvolvida por empresas brasileiras, simboliza a integração entre defesa, indústria e ciência, e marca um passo prático rumo à soberania tecnológica do setor aeroespacial.

Nos siga nas redes sociais

Últimas Notícias

- Advertisement - spot_imgspot_img

Notícias Relacionadas

Nuclep Angra 3: agenda em Brasília reforça retomada das...

Agenda em Brasília reúne diretorias da Nuclep Angra 3, parlamentares e ministérios, visando retomar obras, ampliar orçamento...

Comando Militar do Nordeste visita 7ª Região Militar no...

Em agenda realizada na quarta-feira (4), o General de Exército Carlos Machado percorreu o Quartel-General da Região...

CIGS 62 anos: Centro de Instrução de Guerra na...

Cerimônia em Manaus presidida pelo General Luiz Gonzaga Viana Filho destacou legado histórico, doutrina, simbolismo do Facão...

Marinha do Brasil anuncia nova liderança na SecNSNQ, troca...

Na cerimônia de 5 de março, a passagem de função entre o Contra-Almirante Paulo Cesar Demby Corrêa...

Arsenal de Guerra do Rio recebe chefe do DCT,...

No Arsenal de Guerra do Rio, a inspeção à FMCE/IMBEL, no dia 4 de março de 2026,...

Modernização dos Fuzileiros Navais, incorpora drones, mísseis MANSUP e...

Processo iniciado em 2023, alinhado à Estratégia Nacional de Defesa 2024, cria Esquadrão de Drones, FRIDA e...