quinta-feira
12 fevereiro

Marinha do Brasil resgata tripulante a 1.600 km de Recife, evacuação aeromédica com H-36 Caracal e NPaOc Araguari reduz tempo de resgate em dois dias

Marinha do Brasil resgata tripulante em alto mar, operação coordenada pelo Salvamar Nordeste acionou navio mercante Amy Clemons McCall, NPaOc ‘Araguari’ e H-36 Caracal para EVAM

A Marinha do Brasil coordenou uma operação de busca e salvamento a cerca de 1.600 quilômetros de Recife para socorrer um tripulante do veleiro ‘Lena Rae’ que apresentou quadro grave de saúde em pleno Oceano Atlântico.

O paciente teve atendimento inicial por um navio mercante, depois foi transferido para o Navio-Patrulha Oceânico ‘Araguari’ e, por fim, evacuado por aeronave, em ação que reduziu em dois dias o tempo previsto para remoção para terra.

Conforme informação divulgada pela Marinha do Brasil.

Coordenação SAR e acionamento do SISTRAM

O alerta foi recebido pelo Salvamar Nordeste, responsável pela coordenação das ações de Busca e Salvamento, e o caso foi tratado pelo Sistema de Informações sobre o Tráfego Marítimo, SISTRAM.

O tripulante, de 32 anos, nacionalidade estadunidense, apresentava intensa falta de ar e dor no peito durante travessia entre a Ilha de Santa Helena e a Ilha de St. Maarten, e por isso foi necessário acionar recursos próximos.

Por meio do SISTRAM, foi identificado o navio mercante Amy Clemons McCall nas proximidades do veleiro, a embarcação alterou rota e efetuou o recolhimento do paciente, oferecendo melhores condições de assistência inicial a bordo.

Emprego do NPaOc ‘Araguari’ e redução do tempo de evacuação

Diante da gravidade do quadro clínico, a Marinha determinou o deslocamento do Navio-Patrulha Oceânico ‘Araguari’, que partiu da Base Naval de Natal com equipe médica multidisciplinar e militares especializados em resgate.

O encontro com o navio mercante permitiu avanço significativo no atendimento, e o emprego do NPaOc ‘Araguari’ foi decisivo, reduzindo em dois dias o tempo estimado para a evacuação, além de ampliar o suporte médico e a segurança durante a transferência.

Operação conjunta com a FAB e êxito da missão

Paralelamente, a Força Aérea Brasileira foi acionada e deslocou a aeronave H-36 Caracal para realizar a evacuação aeromédica, EVAM.

Na manhã do dia 12 de fevereiro, o helicóptero realizou o resgate do paciente a partir do NPaOc ‘Araguari’ e garantiu sua transferência para atendimento hospitalar em terra firme.

A operação evidenciou a integração entre Marinha e FAB na proteção da vida humana no mar, mostrando prontidão, coordenação e eficiência no cumprimento das responsabilidades internacionais assumidas pelo Brasil na área SAR.

O caso reforça a importância de sistemas como o SISTRAM e de parcerias com embarcações mercantes em missões de busca e salvamento, e demonstra que a Marinha do Brasil resgata tripulante em situações críticas, com apoio aeronaval e times médicos especializados.

Nos siga nas redes sociais

Últimas Notícias

- Advertisement - spot_imgspot_img

Notícias Relacionadas

Marinha do Brasil amplia diálogo com Wilson Sons para...

Diálogo técnico entre a Marinha do Brasil e Wilson Sons, no dia 5 de fevereiro, focou em...

Marinha apresenta a Amazônia Azul à Academia Maceioense de...

Encontro na Capitania dos Portos aproximou cultura e defesa, com foco na gestão da Amazônia Azul, proteção...

Propulsão nuclear na agenda da IMO, revisão do Código...

Debate no SDC 12 em Londres acelera revisão do Código Nuclear de 1981 e do Capítulo VIII...

Golbery do Couto e Silva, Doutrina de Segurança Nacional...

A visão estratégica de Golbery do Couto e Silva que uniu segurança e desenvolvimento, com foco na...

Parceria Marinha Taurus BNDES para desenvolver armamento leve, armas...

Aliança técnica entre Marinha, Taurus e BNDES prevê estudos, testes e avaliação operacional liderados pelo Corpo de...

Estagiários da ADESG-AL conhecem atuação da Capitania dos Portos...

Capitão Rodrigo Garcia falou sobre Amazônia Azul, Autoridade Marítima, fiscalização e programas de Ensino Profissional Marítimo que...