sexta-feira
6 março

Marinha Francesa apreende 1,3 tonelada de cocaína no Atlântico, carga avaliada em R$ 253 milhões e três brasileiros entregues à PF

A apreensão de cocaína no Atlântico ocorreu após troca de informações internacionais, com identificação em janeiro e interceptação em 1º de fevereiro, reforçando vigilância marítima

Uma operação de segurança marítima internacional terminou com uma apreensão de grande porte no Oceano Atlântico, envolvendo tripulantes brasileiros e uma embarcação de pesca suspeita.

Segundo as autoridades, a ação contou com monitoramento e compartilhamento de dados sobre rotas oceânicas e perfis de embarcações, o que permitiu a localização em alto-mar.

Três brasileiros foram presos e posteriormente entregues à Polícia Federal, no Porto do Mucuripe, sob suspeita de tráfico internacional de drogas., conforme informação divulgada pela Polícia Federal.

Cooperação internacional e inteligência marítima

A operação foi conduzida pela Marinha Francesa em águas externas à costa brasileira, com apoio de informações trocadas entre agências. A identificação da embarcação ocorreu ainda em janeiro, e a interceptação foi realizada em 1º de fevereiro.

O caso mostra que a apreensão de cocaína no Atlântico depende cada vez mais do intercâmbio prévio de dados operacionais, incluindo padrões de navegação e rotas suspeitas, para permitir ações em alto-mar.

Dimensão da carga e rotas do tráfico

As autoridades informaram que a embarcação transportava grande volume de entorpecente, e os números divulgados revelam a escala financeira das operações no Atlântico.

Foi registrada a apreensão de 1,3 tonelada de cocaína, carga avaliada em cerca de R$ 253 milhões. Em outro ponto das comunicações operacionais, há referência a 1.375 quilos, estimada em 41 milhões de euros, o que demonstra a variação nas estimativas ao cruzar informações entre equipes.

Prisões e desdobramentos jurídicos

Após a interceptação, os tripulantes detidos foram transferidos para a custódia da Polícia Federal no Ceará. Policiais federais embarcaram na fragata estrangeira no porto para formalizar a entrega.

Os suspeitos poderão responder pelo crime de tráfico internacional de drogas, cuja pena pode ultrapassar 15 anos de reclusão, conforme a legislação brasileira, e a quantidade apreendida será elemento central no inquérito.

Impacto para fiscalização e próximos passos

A operação reforça a necessidade de monitoramento contínuo das águas internacionais e da atuação coordenada entre forças navais e agências de segurança pública.

Especialistas destacam que o uso crescente do Oceano Atlântico como corredor logístico, com embarcações de pesca e pequenos navios, exige modernas ferramentas de inteligência marítima e maior colaboração entre países para reduzir a circulação de cargas ilícitas.

Nos siga nas redes sociais

Últimas Notícias

- Advertisement - spot_imgspot_img

Notícias Relacionadas

Nuclep Angra 3: agenda em Brasília reforça retomada das...

Agenda em Brasília reúne diretorias da Nuclep Angra 3, parlamentares e ministérios, visando retomar obras, ampliar orçamento...

Comando Militar do Nordeste visita 7ª Região Militar no...

Em agenda realizada na quarta-feira (4), o General de Exército Carlos Machado percorreu o Quartel-General da Região...

CIGS 62 anos: Centro de Instrução de Guerra na...

Cerimônia em Manaus presidida pelo General Luiz Gonzaga Viana Filho destacou legado histórico, doutrina, simbolismo do Facão...

Marinha do Brasil anuncia nova liderança na SecNSNQ, troca...

Na cerimônia de 5 de março, a passagem de função entre o Contra-Almirante Paulo Cesar Demby Corrêa...

Arsenal de Guerra do Rio recebe chefe do DCT,...

No Arsenal de Guerra do Rio, a inspeção à FMCE/IMBEL, no dia 4 de março de 2026,...

Modernização dos Fuzileiros Navais, incorpora drones, mísseis MANSUP e...

Processo iniciado em 2023, alinhado à Estratégia Nacional de Defesa 2024, cria Esquadrão de Drones, FRIDA e...