segunda-feira
9 fevereiro

Mulheres ingressam pela primeira vez na Arma de Comunicações do Exército, 10 cadetes entre 29 vagas de 2026, avanço histórico na AMAN e reforço ao comando e controle

Entrada inédita de cadetes mulheres na Arma de Comunicações amplia igualdade de oportunidades, com formação até final de 2028 e papel estratégico nas operações modernas

Um marco foi registrado na Academia Militar das Agulhas Negras, com a primeira inclusão de cadetes do sexo feminino na Arma de Comunicações do Exército Brasileiro.

Das 29 vagas destinadas à Arma de Comunicações em 2026, 10 foram ocupadas por cadetes, que seguirão a formação até a conclusão do curso, prevista para o final de 2028.

No total, foram distribuídas 365 vagas para a turma, e a novidade reforça a política de acesso por mérito e igualdade de oportunidades, conforme informação divulgada pelo Defesa em Foco.

Marco institucional e simbolismo

A escolha das Armas ocorreu na tradicional solenidade de definição, quando os cadetes do 2º ano optam pela carreira que vão seguir.

A decisão das alunas é simbólica e operacional, porque passa a permitir que mulheres sirvam oficialmente na Arma de Comunicações, área central para a coordenação das ações militares.

Primeira colocada por critério de classificação, a Cadete Eliza Hoffmann destacou, “o peso simbólico e a responsabilidade do pioneirismo. Para ela, integrar uma Arma tradicional representa tanto honra quanto compromisso, já que as pioneiras se tornam referência para as próximas gerações.”

Formação e desafios técnicos

O curso de Comunicações terá a responsabilidade de manter tratamento equânime e padrão elevado de formação para todos os cadetes.

A Arma de Comunicações é vital para garantir as ligações entre os escalões, assegurando coordenação e controle antes, durante e após as operações.

Além das comunicações táticas, a área atua no controle do espectro eletromagnético e na Guerra Eletrônica, protegendo redes próprias, dificultando as comunicações do inimigo e obtendo informações em cenários híbridos.

Mulheres no Exército e próximos passos

A entrada das mulheres na Arma de Comunicações integra um movimento mais amplo de inclusão no Exército, que desde 2021 já forma oficiais mulheres no Serviço de Intendência e no Quadro de Material Bélico pela AMAN.

Em 2025, mulheres passaram a se alistar voluntariamente ao Serviço Militar Inicial e, em 2026, começaram a ser incorporadas como soldados, com possibilidade de permanência de um a oito anos.

O novo passo em 2026 consolida uma trajetória de modernização institucional, alinhada às demandas operacionais contemporâneas e à valorização do capital humano.

Impacto operacional e referências futuras

Ao ampliar a diversidade e manter a exigência técnica, o Exército fortalece sua capacidade de cumprir missões cada vez mais complexas e multidomínio.

As pioneiras da Arma de Comunicações terão papel de referência para as próximas gerações, tanto na atuação técnica quanto na promoção de uma cultura de mérito e excelência profissional.

Nos siga nas redes sociais

Últimas Notícias

- Advertisement - spot_imgspot_img

Notícias Relacionadas

Ministro da Defesa visita NDM Oiapoque em Plymouth, confirma...

Em Plymouth, o Ministro da Defesa reforçou a prioridade política da revitalização do NDM “Oiapoque”, a adaptação...

Passagem Nordeste: Aleixo Belov completa travessia inédita pelo Ártico...

A bordo do Veleiro-Escola Fraternidade, com apoio da Marinha do Brasil e escolta simbólica do Cisne Branco,...

Concurso EMGEPRON 2026, 14 vagas imediatas e cadastro reserva,...

Concurso EMGEPRON 2026 oferece 14 vagas imediatas, cadastro reserva amplo e oportunidades para técnicos e engenheiros, inscrições...

Taurus lança TX9 e submetralhadora RPC na World Defense...

Taurus TX9 e RPC chegam à WDS 2026 com modularidade logística, sistema TMS, T.O.R.O. e plataforma roller...

ICMBio e Marinha iniciam construção da Estação Científica do...

Estação Científica do Arquipélago de São Pedro e São Paulo terá terceira versão, implantação prevista até o...

AMAN tem novo comandante, Igor Lessa Pasinato assume a...

Assunção do 47º comandante, Igor Lessa Pasinato assume a AMAN com foco em modernização do ensino, alinhamento...