sábado
21 fevereiro

Taurus expande atuação militar ao lançar TX9 e RPC na Enforce TAC 2026, e reforça portfólio com T4, T10 e .300 BLK para forças policiais e militares

Lançamentos TX9 e RPC priorizam uso operacional, modularidade, mira para baixa luminosidade e controle de recuo, enquanto a Taurus amplia oferta militar e presença institucional na Europa

A Taurus apresentou na edição 2026 da Enforce TAC novas armas projetadas para uso militar e policial, com foco em resistência, modularidade e desempenho em operações reais.

As novidades incluem a pistola de serviço TX9 e a arma RPC em 9x19mm, além da exibição do portfólio que traz fuzis e plataformas em múltiplos calibres.

Os anúncios ocorreram durante a feira em Nuremberg, realizada entre os dias 23 e 25 de fevereiro, evento que, conforme informação divulgada pela Taurus, reúne mais de mil expositores do setor e é considerado uma das vitrines estratégicas para fornecedores militares e policiais.

TX9, modularidade e recursos para baixa luminosidade

A pistola TX9 foi desenvolvida para atender padrões operacionais, com ênfase em confiabilidade e segurança. O projeto incorpora o Taurus Modular System, com frame único e sistema de disparo comum a diferentes tamanhos da plataforma.

O gatilho é do tipo Striker-Fired de 3ª geração, a mira usa Tritium para situações de baixa luminosidade e o modelo traz o sistema T.O.R.O., Taurus Optic Ready Option, que permite a instalação de miras ópticas.

RPC em 9x19mm, controle de recuo e capacidade ampliada

A RPC chega em calibre 9x19mm com opções de cano de 4,5 polegadas ou 8 polegadas, carregadores com 32 munições e configurações semiautomática ou automática.

O sistema de funcionamento é o roller delayed blowback, que reduz o recuo, melhorando a controlabilidade em disparos contínuos. A Taurus destaca a modularidade, operação ambidestra e a ausência de parafusos na parte estrutural da arma.

Portfólio militar, calibres e adaptações operacionais

Além da TX9 e da RPC, a empresa expôs os fuzis T4 e T10, e uma plataforma em .300 BLK, consolidando a oferta para operações táticas urbanas e institucionais.

O T4 em 5,56x45mm agora tem opção com sistema de ação por pistão a gás, reduzindo o contato dos gases com o conjunto do ferrolho, o que favorece a confiabilidade em ambientes adversos.

O T10 é oferecido em calibre .308 Win/7,62x51mm, com unidades de 16 e 20 polegadas, enquanto a linha de pistolas inclui modelos TS9, TH9, e integrantes da família G, como a GX4 e a 92 com armação de alumínio.

Estratégia e implicações para o mercado institucional

A presença na Enforce TAC 2026 reforça a estratégia da empresa de ampliar atuação no segmento institucional, que, conforme informação divulgada pela Taurus, é responsável por cerca de 39% do mercado mundial de armas leves.

Com atuação consolidada no mercado civil europeu, a companhia busca agora aumentar sua inserção no ambiente militar internacional, aproveitando a visibilidade da feira para promover plataformas, calibres maiores e soluções integradas, como o sistema aéreo TAS, que combina drone e armamento tático.

Para fornecedores e forças policiais, os lançamentos representam a oferta de equipamentos com foco em modularidade, interoperabilidade e controle de recuo, pontos valorizados em operações modernas e em cenários urbanos.

Nos siga nas redes sociais

Últimas Notícias

- Advertisement - spot_imgspot_img

Notícias Relacionadas

Batalha de Monte Castelo, FEB e logística militar: palestra...

Palestra realizada no 7º Depósito Campina do Taborda detalhou como a Batalha de Monte Castelo, o rigor...

1ª Brigada de Infantaria de Selva completa 80 anos...

Solenidade em Boa Vista destacou poder de combate, entrega do Diploma 'Amigo da Brigada', demonstração de mobilidade...

Passagem Nordeste, travessia inédita de Aleixo Belov pelo Ártico,...

Relato da travessia que partiu em abril de 2025 de Salvador, reuniu tripulação brasileiro-russa, enfrentou gelo e...

52º Centro de Telemática celebra Tomada de Monte Castelo...

52º Centro de Telemática recorda a vitória de Monte Castelo e sublinha a transposição do legado da...

Uruguai recebe primeiros A-29 Super Tucano da Embraer, reforço...

Entrega dos dois primeiros A-29 amplia presença regional da Embraer, fortalece prontidão da Força Aérea Uruguaia com...

KC-390 pode integrar a Força Aérea dos Estados Unidos...

KC-390 Multi-Mission Tanker, com boom autônomo e upgrades em comunicações, consciência situacional e sistemas de autoproteção, pronto...