domingo
12 abril

Curso Básico de Montanhismo 2026 reúne 29 militares de unidades do Exército Brasileiro e forças parceiras, capacitação prática no CIOpMth para operações em terreno íngreme

No Centro de Instrução de Operações em Montanha, o Curso Básico de Montanhismo inicia a fase prática com 29 alunos, incluindo oficiais e sargentos, para treinar escalada, resgate e condução em terrenos íngremes

O curso tem início oficial em uma cerimônia que reforça a tradição e o compromisso com a formação especializada da tropa responsável por operações em altitude e terreno acidentado.

Ao longo de seis semanas, os participantes farão exercícios técnicos, deslocamentos em terreno difícil e treinamentos que simulam situações reais de emprego militar em áreas montanhosas.

As informações sobre a aula inaugural, a data de início das atividades práticas e a lista de organizações participantes foram divulgadas pelo Defesa em Foco, conforme informação divulgada pelo Defesa em Foco

Aula inaugural e legado da Tropa de Montanha

Na abertura do Curso Básico de Montanhismo, realizada em 28 de fevereiro de 2026, o Tenente-Coronel Cleber Modesto de Castro, Guia de Montanha 203, comandante do 11º Batalhão de Infantaria de Montanha e Diretor de Ensino do CIOpMth, destacou a importância da formação e especialização no montanhismo militar.

O comandante ressaltou o legado e os valores da Tropa de Montanha, incluindo preparação física, disciplina e liderança, princípios essenciais para operações em clima adverso e terrenos íngremes, e fez menção ao lema “Para Frente e Para o Alto! Montanha!”.

Início das atividades operacionais

As atividades práticas começaram na madrugada do dia 2 de março, com o primeiro Apronto Operacional conduzido pelo Diretor de Ensino, junto ao Instrutor-Chefe, instrutores e monitores do centro de instrução.

A partir desse momento, os alunos passaram a vivenciar a rotina operacional da formação em ambiente de montanha, com exercícios que envolvem deslocamento em terreno acidentado e simulação de emprego em situações reais.

Conteúdo técnico e objetivos do curso

Com duração de seis semanas, o Curso Básico de Montanhismo habilita oficiais e sargentos para funções como Guia de Cordada, execução de escaladas livres e artificiais, equipar rotas de escalada e conduzir a passagem da tropa em obstáculos naturais.

O programa inclui também técnicas de resgate e autorresgate em montanha, práticas de liderança em pequeno grupo e condicionamento físico específico para atuação em ambientes de elevada complexidade.

Participação e integração entre unidades

Nesta edição foram matriculados 29 militares de diversas Organizações Militares, demonstrando caráter interforças e integração entre unidades, com representantes da Tropa de Montanha, forças especiais e escolas de formação.

Entre as unidades presentes estão o 10º, 11º, 12º e 32º Batalhões de Infantaria Leve de Montanha, o 17º Batalhão Logístico Leve de Montanha, a 4ª Companhia de Comunicações Leve de Montanha, o 1º Batalhão de Forças Especiais, o Batalhão de Precursores, a Academia Militar das Agulhas Negras, a Escola de Sargentos das Armas e o Grupamento de Mergulhadores de Combate da Marinha do Brasil.

Para acompanhar o andamento do Curso Básico de Montanhismo e enviar sugestões ou correções, o Defesa em Foco disponibiliza contato via WhatsApp, conforme a publicação original.

Nos siga nas redes sociais

Últimas Notícias

- Advertisement - spot_imgspot_img

Notícias Relacionadas

Embraer FIDAE 2026: KC-390 Millennium e A-29 Super Tucano...

Na FIDAE 2026, a Embraer apresentou o KC-390 com nova pintura de demonstração e o A-29 Super...

Fuzileiros Navais promovem exposição de meios operativos e concerto...

No Rio Grande do Sul, o 5º Batalhão de Operações Litorâneas de Fuzileiros Navais levou viaturas, embarcações...

Marinha do Brasil é homenageada pelo Corpo de Bombeiros...

Homenagem à Delegacia da Capitania dos Portos em Ilhéus reforça cooperação entre Marinha do Brasil e CBM-BA,...

Escola Naval domina 3ª edição dos Jogos Militares APMBB...

Vitória da Escola Naval evidencia preparo físico e disciplina dos aspirantes, integra Marinha e Polícia Militar em...

Projeto Querari na Amazônia, apresentado em congresso internacional em...

Projeto Querari na Amazônia eleva padrões de engenharia militar, integrando BIM, levantamentos com drones e concreto ECC...

Marinha treina 230 militares para manutenção das Fragatas Classe...

Capacitação da Diretoria Industrial da Marinha prepara 230 militares para manutenção dos sistemas das Fragatas Classe Tamandaré,...