segunda-feira
29 junho

Exército capacita instrutores em Defesa QBRN no RJ, atualiza doutrina e prepara AMAN, IME e ESA para multiplicar capacidades em ambientes contaminados

Capacitação na Escola de Instrução Especializada no Rio de Janeiro atualiza conhecimentos em Defesa QBRN, prepara instrutores da AMAN, IME e ESA, e amplia a difusão doutrinária

Militares da Academia Militar das Agulhas Negras, do Instituto Militar de Engenharia e da Escola de Sargentos das Armas participaram de um curso dirigido a instrutores e monitores, com foco em resposta a ameaças QBRN.

O objetivo é fortalecer a capacidade técnica e doutrinária, garantindo que os formadores possam replicar procedimentos de proteção e operação em ambientes contaminados, elevando a prontidão das tropas.

O treinamento foi promovido na Escola de Instrução Especializada, integrando estudos do Departamento de Educação e Cultura do Exército, conforme informação divulgada pelo Exército Brasileiro

Objetivos e conteúdo da capacitação

O curso teve como foco a identificação e o manejo de incidentes relacionados a vetores químicos, biológicos, radiológicos e nucleares.

Os participantes foram treinados para identificar ataques QBRN, emitir alertas, adotar medidas de autoproteção e manter a capacidade de operar em ambientes contaminados.

Essas competências são essenciais para preservar a capacidade operacional, proteger pessoal e manter comunicações e logística durante cenários adversos.

Multiplicadores e atualização doutrinária

Os instrutores capacitados passam a atuar como multiplicadores, inserindo os conteúdos atualizados nos ciclos de formação da Força Terrestre.

O processo integra ações do Departamento de Educação e Cultura do Exército, que avalia transformar a atividade em um projeto permanente, garantindo a disseminação contínua da Defesa QBRN.

A iniciativa também dá seguimento à Diretriz para o Aprimoramento da Capacidade DQBRN do Exército, estabelecida pelo Estado-Maior do Exército, reforçando a padronização doutrinária.

Aplicação em exercícios e operações

O emprego da Defesa QBRN foi evidenciado durante a Operação Atlas 2025, maior exercício conjunto das Forças Armadas no período.

Na atividade, a atuação de militares especializados e o uso de equipamentos tecnológicos permitiram a proteção de tropas e a continuidade de operações em ambiente potencialmente contaminado, inclusive na região amazônica.

Essa integração entre tecnologia, preparo humano e planejamento operacional demonstra o empenho em manter elevada capacidade dissuasória e prontidão.

Próximos passos e como participar

O Exército avalia tornar a capacitação um projeto permanente por meio do DECEx, o que ampliaria a disponibilidade de instrutores qualificados em todo o Sistema de Ensino da Força Terrestre.

A continuidade da formação e a difusão doutrinária visam garantir respostas mais rápidas e seguras a incidentes QBRN, fortalecendo a defesa e a proteção da sociedade.

Para sugestões de pauta ou comunicação de erros, o canal indicado é o WhatsApp 21 99459-4395, conforme informado pela organização do curso.

Nos siga nas redes sociais

Últimas Notícias

- Advertisement - spot_imgspot_img

Notícias Relacionadas

Projeto COBRA: modernização do combatente brasileiro eleva interoperabilidade e...

Na XV Conferência Bilateral dos Estados-Maiores Brasil-Chile, o Projeto COBRA foi demonstrado no ETID e no CC²FTER,...

Projeto Oceano leva educação ambiental além dos quartéis, conectando...

Projeto Oceano amplia educação ambiental durante a Semana do Meio Ambiente e no Dia Mundial dos Oceanos,...

CTEx avança em soberania tecnológica com RDS Defesa, Radar...

Visitas da FINEP, nos dias 23 e 24 de junho, acompanharam projetos de comunicações militares, radares multimissão...

Marinha e Cefet/RJ ampliam parceria em tecnologia para soberania,...

Comitiva da Marinha visitou a unidade Maracanã do Cefet/RJ em 19 de junho, definindo áreas como inteligência...

Exército mobiliza 400 militares em exercício humanitário em Santa...

Exército mobiliza 400 militares em exercício humanitário, com 60 viaturas e blindado Guarani para testar coordenação entre...

ADSUMUS, 429 novos sargentos reforçam a prontidão do Corpo...

Novos sargentos formados no CIASC elevam a capacidade do Corpo de Fuzileiros Navais, com treinamento de cinco...