terça-feira
21 julho

Marinha reativa capacidade de mergulho profundo com adestramento do NSS Guillobel, retomada de socorro submarino e qualificação do Sistema de Posicionamento Dinâmico

Retomada das operações de mergulho profundo com o NSS ‘Guillobel’ na Baía de Guanabara, treinamento do SPD e qualificação da tripulação para missões de socorro submarino em grandes profundidades

A Marinha do Brasil deu mais um passo na recuperação de suas capacidades de mergulho profundo e de socorro submarino com exercícios realizados a bordo do Navio de Socorro Submarino, o NSS ‘Guillobel’.

O ciclo de adestramento focou na requalificação da tripulação e na verificação dos sistemas que permitem operações seguras de mergulho em alto mar, incluindo o Sistema de Posicionamento Dinâmico.

Entre os dias 23 e 26 de fevereiro, o navio conduziu a comissão ESTACIONEX/DIVEX na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, marcando o início da retomada das operações de mergulho profundo da Esquadra, conforme informação divulgada pela Marinha do Brasil.

Comissão ESTACIONEX/DIVEX marca retomada dos adestramentos

Durante a comissão ESTACIONEX/DIVEX, o NSS ‘Guillobel’ realizou adestramentos operacionais voltados ao emprego de sistemas de mergulho, essenciais para a retomada das atividades especializadas do navio.

As ações em área marítima próxima às instalações da Escola Naval permitiram aprimorar procedimentos e preparar a equipe para atuar em operações complexas no ambiente submarino, aumentando a eficiência e a segurança.

Qualificação do Sistema de Posicionamento Dinâmico e do sino de mergulho

Um dos focos centrais do adestramento foi a qualificação de militares para operar o Sistema de Posicionamento Dinâmico (SPD) e o sino de mergulho, equipamentos essenciais para as missões.

O SPD permite que o navio permaneça estacionado em um ponto fixo na superfície do mar, utilizando sensores e propulsão para compensar correntes e ventos, garantindo a estabilidade necessária para o emprego seguro de técnicas avançadas de mergulho.

Preparação para operações de socorro submarino

A retomada dos adestramentos de mergulho profundo fortalece a capacidade da Marinha do Brasil de realizar operações de socorro submarino em grandes profundidades, que exigem tripulações altamente treinadas e equipamentos especializados.

Com a qualificação de novos operadores e o retorno progressivo das atividades do NSS ‘Guillobel’, a Esquadra amplia sua prontidão para responder a emergências envolvendo submarinos ou operações subaquáticas complexas, reforçando a segurança das operações navais e a proteção de submarinistas.

A sequência de treinamentos integra o processo de reativação gradual das capacidades operacionais do navio, considerado um meio estratégico para missões de resgate submarino e apoio a operações subaquáticas.

Nos siga nas redes sociais

Últimas Notícias

- Advertisement - spot_imgspot_img

Notícias Relacionadas

Marinha capacita jornalistas com imersão inédita em operações militares,...

Curso prático de cinco dias reuniu cerca de 70 jornalistas e estudantes selecionados entre um recorde de...

Escoteiros do Mar homenageiam Capitão de Fragata Ricardo Carvalhaes...

Com reconhecimento pela parceria institucional e compromisso com a formação de jovens, a homenagem registra o apoio...

Operação Furnas 2026 testa armamentos Taurus, T4 T10 RPC...

Na maior operação militar já realizada em Minas Gerais, a Marinha colocou em operação T4, T10, RPC...

Marinha do Brasil reúne especialistas na Escola de Guerra...

No seminário "Inteligência Artificial e Inovação" na Escola de Guerra Naval, autoridades e especialistas discutiram aplicações da...

UGEE1000BR, turbina a etanol desenvolvida no Brasil gera 1...

Projeto UGEE1000BR combina mobilidade, geração renovável com etanol hidratado, caixa de redução nacional e transporte pelo KC-390,...

Exército Brasileiro reúne fiéis na Festa de Nossa Senhora...

Festa de Nossa Senhora do Carmo no Forte de Coimbra reúne militares, autoridades e moradores, com missa...