quinta-feira
13 agosto

Exército Brasileiro avança no serviço militar feminino, primeiras 181 mulheres recebem boina verde-oliva no Comando Militar do Planalto e marcam mudança histórica

No Comando Militar do Planalto, a entrega da boina verde-oliva a 181 militares mostra a transição do alistamento voluntário de 2024 para presença concreta de mulheres nos quartéis

A cerimônia no Comando Militar do Planalto simbolizou mais do que o fim do período básico de instrução, ela representou um passo concreto do serviço militar feminino no Exército Brasileiro.

As novas militares receberam a tradicional boina verde-oliva, símbolo de pertencimento e compromisso, após completarem a fase inicial de formação em igualdade de exigência com os homens.

O avanço marca a passagem do alistamento militar feminino voluntário do plano normativo para a prática cotidiana nos quartéis, com impactos potenciais na estrutura da Força.

conforme informação divulgada pelo g1

Um marco institucional e o número que simboliza a mudança

Ao todo, 181 mulheres, dentro de um universo de 381 soldados do Efetivo Variável, concluíram o Período de Instrução Individual Básico (PIIB) e participaram do rito que consagra a transição do recruta para o soldado em formação. A imagem das recrutas recebendo a boina sintetiza um marco institucional, com efeitos que podem ir além do simbolismo.

Treinamento único, mesmas exigências

As militares passaram pelo mesmo ciclo de formação que os homens, cumprindo oito semanas de treinamento físico, técnico e operacional, além de instruções sobre hierarquia, disciplina, armamento, defesa e civismo.

A conclusão do PIIB dá lugar ao Período de Qualificação, em que as soldados serão preparadas para funções específicas dentro das organizações militares, mantendo o discurso institucional de integração baseada em mérito.

Destinações iniciais e observação prática

No âmbito do Comando Militar do Planalto, parte das novas militares seguirá para a Base de Administração e Apoio, enquanto outras foram destinadas ao Hospital Militar de Área de Brasília (HMAB). Essas primeiras lotações concentram funções específicas, e a experiência servirá como referência para futuras decisões.

Instrutores destacaram o engajamento das recrutas durante o PIIB, e a observação do desempenho e da adaptação dessas primeiras incorporadas tende a orientar expansões do serviço militar feminino em outras regiões militares.

Impacto e possíveis desdobramentos

A incorporação dessas mulheres não altera apenas a composição de uma turma, ela sinaliza uma mudança institucional, mostrando que o Exército começa a adaptar tradições a uma nova realidade de defesa, sociedade e gestão de pessoal.

Se o modelo avançar, poderá influenciar recrutamento, formação militar e ampliar a participação feminina em novas funções na Força Terrestre, tornando este momento um possível ponto de partida para transformações estruturais.

Para acompanhar os desdobramentos, especialistas militares e comandos regionais irão observar indicadores como retenção, desempenho em qualificações e integração nas organizações, e as lições extraídas no CMP podem orientar políticas futuras do serviço militar feminino.

Nos siga nas redes sociais

Últimas Notícias

- Advertisement - spot_imgspot_img

Notícias Relacionadas

Condor apresenta tecnologias não letais e três drones táticos...

Na COP Internacional 2026 em São Paulo, Condor expõe família ampliada de drones táticos e soluções de...

Comandante da Aeronáutica destaca integração entre Forças, defesa do...

Na ECEME, Tenente-Brigadeiro Damasceno abordou controle do espaço aéreo, coordenação com tráfego civil e a prioridade da...

Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial completa...

Em solenidade com autoridades civis e militares, o Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial reafirmou...

CITEx completa 29 anos, reforça prontidão das comunicações do...

Com treino em CW e telegrafia tradicional, o Centro Integrado de Telemática do Exército amplia a capacidade...

Enfermeiras brasileiras da FEB na campanha da Itália, 73...

A trajetória pouco conhecida das enfermeiras brasileiras da FEB na campanha da Itália, 73 profissionais que cruzaram...

General Andrelucio Ricardo Couto visita Tiro de Guerra 07/018...

Visita ao Tiro de Guerra 07/018 incluiu formatura, canto da Canção do Exército, Oração do Guerreiro de...