sexta-feira
14 agosto

Formação inédita na EASA, mulheres fazem história no Exército Brasileiro ao concluir Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos e ampliar participação feminina nas Forças

Formação inédita na EASA reforça preparo das sargentos em liderança, gestão, ética militar e organização da Força Terrestre, consolidando avanço da participação feminina

A conclusão do curso representa uma mudança simbólica e prática nas oportunidades dentro do Exército, com impacto na carreira e nas unidades onde essas militares atuarão.

Ao longo da formação, as participantes aprofundaram temas essenciais à atuação como sargentos, tornando-se multiplicadoras de orientações e valores na Força.

Os dados e informações sobre essa conquista foram divulgados pelo Defesa em Foco, conforme informação divulgada pelo Defesa em Foco.

Formação e capacitação das sargentos na EASA

A formação inédita na EASA teve como marco a conclusão do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos por 11 militares, um número que simboliza o avanço da presença feminina em espaços de comando e instrução.

Durante o curso, as sargentos aprofundaram conhecimentos em liderança, gestão, ética militar e organização da Força Terrestre, preparando-se para assumir funções de maior responsabilidade.

O curso é estratégico para a trajetória profissional, pois capacita os graduados a atuarem como multiplicadores de valores e orientações dentro das unidades militares.

Avanço da participação feminina nas Forças Armadas

A conquista na EASA integra um movimento maior de crescimento da presença feminina no Exército, impulsionado por iniciativas como o Serviço Militar Inicial Feminino e a ampliação do acesso a escolas militares.

Além desse feito, outro marco citado foi a promoção de Claudia Lima Gusmão Cacho, demonstrando que mulheres ocupam posições em todos os níveis hierárquicos da Força.

O aumento da representatividade reflete mudanças institucionais e sociais, fortalecendo a igualdade de oportunidades e a meritocracia dentro do Exército.

Tradição, pioneirismo e legado feminino no Exército

A trajetória feminina nas Forças remete a nomes históricos, como Maria Quitéria, símbolo de coragem e pioneirismo, e às enfermeiras da Força Expedicionária Brasileira durante a Segunda Guerra Mundial, que marcaram presença em momentos decisivos.

A recente conclusão do curso na EASA se insere nesse legado, representando continuidade de superação, competência e dedicação à pátria.

Com a formação inédita na EASA, o Exército dá passos para se tornar mais diverso, moderno e preparado para os desafios contemporâneos, enquanto amplia espaços de liderança para as mulheres.

Nos siga nas redes sociais

Últimas Notícias

- Advertisement - spot_imgspot_img

Notícias Relacionadas

Condor apresenta tecnologias não letais e três drones táticos...

Na COP Internacional 2026 em São Paulo, Condor expõe família ampliada de drones táticos e soluções de...

Comandante da Aeronáutica destaca integração entre Forças, defesa do...

Na ECEME, Tenente-Brigadeiro Damasceno abordou controle do espaço aéreo, coordenação com tráfego civil e a prioridade da...

Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial completa...

Em solenidade com autoridades civis e militares, o Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial reafirmou...

CITEx completa 29 anos, reforça prontidão das comunicações do...

Com treino em CW e telegrafia tradicional, o Centro Integrado de Telemática do Exército amplia a capacidade...

Enfermeiras brasileiras da FEB na campanha da Itália, 73...

A trajetória pouco conhecida das enfermeiras brasileiras da FEB na campanha da Itália, 73 profissionais que cruzaram...

General Andrelucio Ricardo Couto visita Tiro de Guerra 07/018...

Visita ao Tiro de Guerra 07/018 incluiu formatura, canto da Canção do Exército, Oração do Guerreiro de...