sábado
15 agosto

Marinha prepara Grupo-Base Auster na Antártica com Desenvolvimento Interpessoal para fortalecer comunicação, coesão e liderança antes de 13 meses na Estação Ferraz

Serviço de Seleção do Pessoal da Marinha aplica Desenvolvimento Interpessoal para preparar o Grupo-Base Auster 2026-2027, focando em convivência, decisão sob estresse e coesão na Antártica

A Marinha do Brasil realizou uma ação de Desenvolvimento Interpessoal (DI) voltada ao Grupo-Base (GB) Auster 2026-2027, equipe que vai guarnecer a Estação Antártica Comandante Ferraz por 13 meses. O objetivo foi reforçar habilidades sociais e comportamentais essenciais para missões de longa duração.

O treinamento priorizou comunicação, interação social, autoconhecimento, coesão de grupo e gestão de expectativas, competências decisivas para trabalhar em ambientes isolados e extremos. As dinâmicas buscavam reduzir riscos de conflitos e aumentar a resiliência coletiva.

As atividades foram coordenadas pelo Serviço de Seleção do Pessoal da Marinha (SSPM), e integram a série de preparativos antes do embarque da equipe ao continente antártico. Conforme informação divulgada pelo Defesa em Foco

Preparação psicológica, convivência e desempenho operacional

Atuar na Estação Antártica Comandante Ferraz exige mais que conhecimento técnico, exige equilíbrio emocional e adaptação constante. O isolamento geográfico e o tempo prolongado em espaços compartilhados aumentam a necessidade de preparo psicológico.

Programas antárticos internacionais indicam que fatores psicológicos influenciam diretamente o desempenho de equipes em missões de longa permanência. A preparação antecipada busca minimizar conflitos interpessoais e melhorar a tomada de decisão em situações de estresse.

Dinâmicas do DI e competências trabalhadas

O Desenvolvimento Interpessoal (DI) aplicado pelo SSPM foca em comunicação, liderança, empatia, cooperação, autoconhecimento e resolução de conflitos. As dinâmicas reforçam a confiança mútua e permitem que os integrantes ajustem expectativas individuais e coletivas.

Além de exercícios práticos, o DI estimula o reconhecimento de perfis comportamentais e a preparação para cenários de pressão. Em missões remotas, a liderança compartilhada e a capacidade de manter a coesão são determinantes.

Coesão, liderança e impacto na missão

Durante os 13 meses de permanência na Antártica, os membros do Grupo-Base vão dividir rotinas de trabalho e vida, tornando a qualidade das relações um fator crítico. Competências de liderança e capacidade de decisão equilibrada apoiam atividades científicas, logísticas e operacionais.

O treinamento do SSPM destacou a importância de vínculos de confiança, da comunicação clara e da gestão de expectativas para preservar o funcionamento da equipe e a segurança das operações.

Relevância estratégica da Estação Antártica Comandante Ferraz

A Estação Antártica Comandante Ferraz, reconstruída e inaugurada em sua nova configuração em 2020, é a principal instalação brasileira no continente, apoiando pesquisas em climatologia, oceanografia, biologia marinha, geologia, meteorologia e mudanças climáticas.

A presença do Brasil na Antártica é coordenada pelo Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR), e contribui para o entendimento de fenômenos que afetam o país, como circulação oceânica e alterações climáticas, além de fortalecer a projeção internacional do Brasil em temas ambientais e científicos.

O ciclo de preparação do Grupo-Base Auster mostra que além de capacidade técnica, a convivência harmoniosa e a saúde mental são pilares para o sucesso das operações antárticas e para a continuidade das pesquisas realizadas na Estação Comandante Ferraz.

Nos siga nas redes sociais

Últimas Notícias

- Advertisement - spot_imgspot_img

Notícias Relacionadas

Taurus conquista contrato de 10.402 fuzis T4 para o...

Taurus T4 será entregue em lote de 10.402 carabinas calibre 5,56 mm pelo edital ORD PABAC2-005-25, com...

14º BI Mtz prepara atiradores de Catende e Vitória...

Exercício em Jaboatão entre 12 e 13 de agosto de 2026 uniu instrução, tiro real e progressão...

General Carlos Machado recebe Medalha do Mérito Judiciário Desembargador...

Reconhecimento ao General Carlos Machado, Medalha do Mérito Judiciário e entrega de Diplomas na Escola Judicial de...

Exército testa logística de combate no Pantanal com JOMINI...

No Pantanal, exercício passou por planejamento, apronto operacional, deslocamento e desdobramento de módulos técnicos para reforçar a...

Major Gabriela Rocha representa o Exército e debate liderança...

No Summit Mulheres nas Profissões 2026, Major Gabriela Rocha compartilhou sua trajetória de mais de 21 anos...

Exército fortalece integração com o ecossistema de inovação e...

Participação entre 4 e 7 de agosto de 2026 visa aprofundar a integração com o ecossistema de...