Acordo, anunciado em 21 de julho de 2026, prevê promoção internacional do portfólio da Helibras em negociações governo a governo, ampliando acesso a novos mercados.
A Helibras e a estatal ALADA assinaram um Memorando de Entendimento para ampliar as oportunidades de exportação de helicópteros e serviços da fabricante brasileira no mercado internacional.
O texto do acordo prevê que a ALADA atue na promoção do portfólio da empresa em potenciais negócios governo a governo, com foco em países onde a interlocução institucional facilita contratações de Defesa.
conforme informação divulgada pela Helibras e pela ALADA.
O que prevê o memorando
O memorando assinado em 21 de julho de 2026 estabelece uma estrutura de cooperação para identificar e desenvolver oportunidades internacionais, sobretudo em formato G2G, governo a governo.
Na prática, a ALADA poderá promover comercialmente os produtos e serviços da Helibras em negociações que envolvam apoio institucional do Estado, potencializando negócios em mercados onde a participação governamental é um requisito.
Para a indústria, a iniciativa busca não só ampliar vendas, como também gerar empregos, fomentar desenvolvimento tecnológico e fortalecer a capacidade nacional de exportação de produtos de maior valor agregado.
Itajubá e a estratégia de exportação
A Helibras, subsidiária da Airbus Helicopters, mantém sua fábrica em Itajubá, Minas Gerais, e se apresenta como a única fabricante de helicópteros da América Latina.
A empresa produz o H225, usado majoritariamente em aplicações militares, e o H125 Esquilo, voltado a usos civis. A estratégia internacional inclui transformar a unidade mineira em um polo de produção e exportação do H145 para a América Latina e países lusófonos, conforme plano firmado com o governo francês em 2025.
A ampliação das exportações pode aumentar a utilização da capacidade industrial instalada em Itajubá e consolidar a cidade como um hub regional de produção e serviços para helicópteros.
Cenário das exportações da Base Industrial de Defesa e próximos passos
O acordo entre Helibras e ALADA amplia a atuação institucional do Estado na promoção internacional da indústria nacional de Defesa e Aeroespacial, alinhando-se a outros memorandos já firmados pela ALADA.
Segundo o material divulgado, a ALADA já havia firmado memorandos semelhantes com empresas e instituições como Embraer, AEL Sistemas, Atech e Fundação Ezute, e agora amplia essa frente para o segmento de asas rotativas.
Além disso, as autorizações de exportação da BID alcançaram US$ 1,02 bilhão no primeiro trimestre de 2026, mais que o dobro do registrado no mesmo período do ano anterior, indicador que dá contexto à tentativa de ampliar vendas externas.
Apesar da assinatura, Helibras e ALADA não detalharam prazos, mercados prioritários ou plataformas específicas que serão contempladas, portanto o memorando funciona, por ora, como uma estrutura para atuação conjunta e identificação de oportunidades.


