quinta-feira
12 fevereiro

59º BIMtz atividade religiosa em Maceió reforça valores humanos, espiritualidade e coesão da tropa, impacto direto na prontidão e disciplina militar em 2026

Atividade do 59º BIMtz atividade religiosa promove diálogo, respeito às tradições e formação integral do militar, fortalecendo ética, resiliência e o clima organizacional da tropa

Na manhã de 6 de fevereiro, o 59º Batalhão de Infantaria Motorizado realizou sua primeira atividade religiosa de 2026, em Maceió, reforçando o respeito às tradições religiosas, o diálogo e a convivência harmoniosa no ambiente militar.

A iniciativa teve como objetivo realçar valores humanos essenciais ao convívio e à disciplina, ao mesmo tempo em que ofereceu um espaço de reflexão e diálogo para militares de diferentes crenças.

Ao abrir o calendário do ano com essa ação, o batalhão busca integrar a espiritualidade à formação profissional, contribuindo para o equilíbrio emocional e a ética no serviço.

conforme informação divulgada pelo 59º Batalhão de Infantaria Motorizado.

Espiritualidade, Ética e formação do militar

A ação do 59º BIMtz atividade religiosa insere a espiritualidade como componente da formação integral, valorizando princípios como responsabilidade, solidariedade e resiliência.

Esses valores, apresentados em momentos de reflexão, servem como alicerce para a tomada de decisões sob pressão, e colaboram para a manutenção da conduta profissional e do equilíbrio psicológico dos militares.

Clima organizacional e coesão da tropa

Ao promover um espaço que respeita a diversidade de crenças, a atividade favorece a convivência harmoniosa entre integrantes de origens distintas, fortalecendo o espírito de corpo.

O fortalecimento de laços de confiança e companheirismo é percebido como fator direto na coesão da tropa, e a prática de momentos coletivos contribui para uma rotina mais unida e disciplinada.

Reflexos na prontidão e na disciplina militar

Investir em bem-estar, ética e valores humanos tem impacto direto na prontidão operacional, na disciplina e na motivação para cumprir missões.

Ao iniciar 2026 com essa agenda, o batalhão estabelece bases para um ano com foco no propósito comum, e na resiliência necessária para enfrentar cenários de maior exigência, mantendo a capacidade operacional alinhada aos princípios institucionais.

O evento integra um conjunto de ações planejadas para reforçar não apenas a capacidade técnica, mas também o caráter e o compromisso institucional dos militares do Exército Brasileiro.

Nos siga nas redes sociais

Últimas Notícias

- Advertisement - spot_imgspot_img

Notícias Relacionadas

Propulsão nuclear na agenda da IMO, revisão do Código...

Debate no SDC 12 em Londres acelera revisão do Código Nuclear de 1981 e do Capítulo VIII...

Golbery do Couto e Silva, Doutrina de Segurança Nacional...

A visão estratégica de Golbery do Couto e Silva que uniu segurança e desenvolvimento, com foco na...

Parceria Marinha Taurus BNDES para desenvolver armamento leve, armas...

Aliança técnica entre Marinha, Taurus e BNDES prevê estudos, testes e avaliação operacional liderados pelo Corpo de...

Estagiários da ADESG-AL conhecem atuação da Capitania dos Portos...

Capitão Rodrigo Garcia falou sobre Amazônia Azul, Autoridade Marítima, fiscalização e programas de Ensino Profissional Marítimo que...

PelOpEs inicia Estágio de Nivelamento em Sergipe com Choque...

Treinamento conjunto do PelOpEs com o Batalhão de Choque da PMSE busca alinhar doutrinas, padronizar procedimentos e...

72º BIC reforça prontidão com Inspeção Classe IX, checagem...

Inspeção Classe IX no 72º Batalhão de Infantaria de Caatinga avalia conservação, funcionamento e conformidade dos meios,...