O Comando Militar do Oeste (CMO) informou que empregou o Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (SISFRON) e viaturas blindadas Guarani na Operação Jaguaretê Oeste, realizada entre julho e setembro de 2026 em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Segundo balanço do comando, as ações resultaram na apreensão de 18.423,32 quilos de drogas, 79 veículos e 554 armas e munições, além de 75 prisões e detenções.
O SISFRON integra recursos de vigilância e comunicação para apoiar o monitoramento e a coordenação. Os Guarani são usados no transporte protegido e no deslocamento de tropas. O relato da operação também menciona equipamentos do Projeto Combatente Brasileiro (COBRA), sem atribuir cada apreensão a um sistema ou veículo específico.
Mais de 600 militares participaram da mobilização, que reuniu órgãos federais e estaduais. O valor total informado para os materiais apreendidos foi de R$ 96,28 milhões; esse montante representa uma avaliação dos bens, não necessariamente dinheiro recolhido. Os dados foram divulgados pelo CMO em 7 de outubro de 2026 e reproduzidos pelo jornal O Pantaneiro.
Fontes: Defesa em Foco, com informações atribuídas ao Comando Militar do Oeste; O Pantaneiro.
