O C-390 Millennium, aeronave de transporte militar desenvolvida pela Embraer, entrou em operação em Portugal em 2023 e na Hungria em 2024, segundo informações reunidas pelo Defesa em Foco. A expansão coloca o modelo brasileiro entre as opções adotadas por forças aéreas europeias para transporte e apoio logístico.
O avião foi desenvolvido inicialmente para atender à Força Aérea Brasileira (FAB) e pode cumprir diferentes missões, como transporte de carga e tropas, evacuação aeromédica e busca e salvamento. Na configuração KC-390, também pode realizar reabastecimento em voo, conforme os equipamentos contratados.
Países como Países Baixos, Áustria e Suécia também aparecem associados a programas de aquisição do modelo, mas seleção, contrato, entrega e entrada em serviço são etapas diferentes. Portanto, a participação desses países em iniciativas relacionadas ao C-390 não significa, por si só, que já operem a aeronave.
A presença europeia do cargueiro amplia as oportunidades de exportação e de suporte internacional para a Embraer. Para o Brasil, o programa também mantém atividades de engenharia, produção e integração aeronáutica, embora o impacto econômico dependa de contratos e entregas efetivamente realizados.
Fontes: Defesa em Foco, material fornecido sobre o C-390 Millennium.
