quinta-feira
13 agosto

Forças Armadas interditam pista clandestina e bloqueiam logística da mineração ilegal na Amazônia, enfraquecendo o garimpo na Terra Indígena Yanomami

Ação em Lobo D’Almada visa cortar rotas de abastecimento e tornar inviável a mineração ilegal na Amazônia, com apoio aéreo e atuação integrada entre órgãos do Estado

A operação conjunta das Forças Armadas atuou na interdição de uma pista de pouso clandestina usada como apoio logístico ao garimpo, com objetivo de reduzir a viabilidade econômica da atividade e proteger a região.

O trabalho foi realizado em área remota conhecida como Lobo D’Almada, ponto de difícil acesso onde a infraestrutura do crime ambiental permitia abastecimento e deslocamento rápido de equipes e equipamentos.

A ação integra a estratégia do Comando Operacional Conjunto Catrimani II para desarticular rotas de abastecimento e transporte, tornando economicamente inviáveis as atividades ilícitas na região.

conforme informação divulgada pelo Defesa em Foco

Meios aéreos e mobilidade operacional

O transporte das tropas e materiais contou com apoio de helicópteros de alta capacidade operacional, essenciais para missões em áreas com pouca infraestrutura.

Segundo o material divulgado, o deslocamento empregou aeronaves específicas, incluindo o UH-15 Super Cougar, da Marinha do Brasil, o HM-1 Pantera, do Exército Brasileiro, e o H-60 Black Hawk, da Força Aérea Brasileira.

Esses meios permitem assalto aeromóvel, transporte logístico, evacuação médica e reconhecimento, e foram determinantes para a rapidez da operação, garantindo presença do Estado em locais isolados.

Estratégia logística para enfraquecer o garimpo

A neutralização de pistas clandestinas faz parte de uma estratégia para romper a cadeia de suprimentos do garimpo, elevando custos e reduzindo a atratividade da atividade ilegal.

Ao impedir o transporte aéreo de combustível, maquinário e suprimentos, a operação aumenta a dificuldade de manutenção das frentes de mineração, tornando a mineração ilegal na Amazônia menos viável.

Além do impacto ambiental, o garimpo irregular está associado a conflitos territoriais, exploração de comunidades vulneráveis e disseminação de doenças, temas centrais na motivação das ações coordenadas.

Integração interagências e presença do Estado

A operação foi conduzida em coordenação com a Casa de Governo, demonstrando a importância da atuação integrada entre órgãos civis e militares no enfrentamento do crime ambiental.

Essa integração combina inteligência, logística e ação operacional, ampliando a eficácia das políticas públicas voltadas ao combate ao garimpo ilegal e à proteção de terras indígenas.

A presença contínua das Forças Armadas em áreas sensíveis reforça o controle territorial, a fiscalização ambiental e a segurança das comunidades indígenas, fortalecendo a soberania nacional.

Impacto e próximos passos

O bloqueio de um ponto logístico reduz a capacidade do crime de operar na região, mas autoridades afirmam que serão necessárias operações reiteradas e monitoramento constante para manter a eficácia da iniciativa.

Agentes envolvidos destacam que a combinação de ações aéreas, terrestres e cooperação interinstitucional é fundamental para desmontar estruturas que sustentam a mineração ilegal na Amazônia.

Para colaborar com sugestões ou reportar problemas, a publicação que divulgou a operação mantém canal direto com leitores, incentivando participação e denúncias por meio do contato informado na matéria original.

Nos siga nas redes sociais

Últimas Notícias

- Advertisement - spot_imgspot_img

Notícias Relacionadas

Condor apresenta tecnologias não letais e três drones táticos...

Na COP Internacional 2026 em São Paulo, Condor expõe família ampliada de drones táticos e soluções de...

Comandante da Aeronáutica destaca integração entre Forças, defesa do...

Na ECEME, Tenente-Brigadeiro Damasceno abordou controle do espaço aéreo, coordenação com tráfego civil e a prioridade da...

Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial completa...

Em solenidade com autoridades civis e militares, o Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial reafirmou...

CITEx completa 29 anos, reforça prontidão das comunicações do...

Com treino em CW e telegrafia tradicional, o Centro Integrado de Telemática do Exército amplia a capacidade...

Enfermeiras brasileiras da FEB na campanha da Itália, 73...

A trajetória pouco conhecida das enfermeiras brasileiras da FEB na campanha da Itália, 73 profissionais que cruzaram...

General Andrelucio Ricardo Couto visita Tiro de Guerra 07/018...

Visita ao Tiro de Guerra 07/018 incluiu formatura, canto da Canção do Exército, Oração do Guerreiro de...