terça-feira
11 agosto

Marinha avança no SisGAAz com Radar Gaivota, radar nacional de vigilância costeira, software da Embraer e FDTE para reforçar a proteção da Amazônia Azul

Projeto Radar Gaivota integra sensor nacional ao SisGAAz com software de processamento de sinal, parceria Embraer-FDTE, apoio da FINEP e foco em vigilância da Amazônia Azul

A Marinha do Brasil deu um passo importante para ampliar a vigilância do litoral com o impulso ao Projeto Radar Gaivota, que será sensor integrado ao SisGAAz.

O primeiro contrato de desenvolvimento científico e tecnológico diretamente ligado ao SisGAAz foi assinado pela Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha, marcando avanço na consolidação do sistema.

O acordo envolve a implementação de um software de processamento de sinal a ser embarcado no Radar Gaivota, fruto de parceria entre a Embraer e a FDTE, com apoio de financiamento da FINEP.

conforme informação divulgada pela Marinha do Brasil

Parceria, tecnologia e contrato

No dia 3 de dezembro, a DGDNTM realizou a cerimônia de assinatura do primeiro contrato de CT&I voltado diretamente ao SisGAAz, em evento realizado no InovaUSP, em São Paulo.

O acordo firmado entre Embraer e a Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia, FDTE, prevê o desenvolvimento de um software de processamento de sinal para ser embarcado no Radar Gaivota de Vigilância Costeira.

O desenvolvimento do Radar Gaivota está inserido na fase 2 do SisGAAz e conta com apoio da Financiadora de Estudos e Projetos, FINEP, reforçando a aposta em tecnologia nacional e autonomia operacional.

SisGAAz e a proteção da Amazônia Azul

O SisGAAz é apresentado como um dos mais ambiciosos programas estratégicos da Marinha do Brasil, voltado ao monitoramento, controle e proteção de uma área marítima superior a 5,7 milhões de km².

A incorporação do Radar Gaivota à rede nacional amplia a consciência situacional, permitindo maior capacidade de detecção, acompanhamento e resposta a ameaças, ilícitos e emergências ao longo do litoral.

Impacto operacional e soberania

Ao priorizar o ciclo completo de desenvolvimento, a Marinha busca garantir autonomia operacional, capacidade industrial e domínio tecnológico, conectando Forças Armadas, indústria e academia.

Durante a cerimônia, o Diretor-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha, Almirante de Esquadra Alexandre Rabello de Faria, afirmou, “Começamos agora a impulsionar o Brasil e esse Brasil não para. O desafio é equalizar esse desenvolvimento pelo país e torná-lo cada vez mais próspero.”

Próximos passos

Com o software em desenvolvimento e a integração prevista no SisGAAz, a expectativa é que a rede de radares distribuídos ao longo da costa brasileira eleve a capacidade de vigilância e resposta.

A participação da Base Industrial de Defesa e o apoio de agências de fomento indicam continuidade de investimentos em inovação para garantir a proteção da Amazônia Azul e os interesses nacionais.

Nos siga nas redes sociais

Últimas Notícias

- Advertisement - spot_imgspot_img

Notícias Relacionadas

Gripe Espanhola de 1918 na DNOG: como a pandemia...

Gripe Espanhola na DNOG revelou como saúde, água e habitabilidade podem decidir a eficácia de uma força...

Do esporte à Antártica, CEFAN apresenta pesquisas da Marinha...

CEFAN no Rio Innovation Week 2026 expõe tecnologias e métodos para monitoramento e otimização do desempenho humano...

Forte Junqueira volta à ativa após 28 dias de...

Forte Junqueira retoma operações após 28 dias de manutenção no sistema de propulsão na Base Fluvial de...

Páscoa dos Militares em Maceió reúne Exército, Marinha, Aeronáutica...

Páscoa dos Militares promovida na Catedral Metropolitana Nossa Senhora dos Prazeres, em Maceió, reuniu integrantes das Forças...

IME cria sistema de localização de artilharia pelo som...

Projeto do IME usa captação e processamento de ondas sonoras para estimar direção de disparos, montar base...

Brasil volta ao topo do Pentatlo Militar, conquista título...

No Pentatlo Militar, a seleção brasileira venceu o título por equipes no 68º Campeonato Mundial na Áustria,...