News

News

sexta-feira
26 dezembro

Operação Manotaço amplia controle de acessos no sul do País, 1º Regimento de Cavalaria Mecanizado intensifica patrulha, bloqueios e adestramento na Coudelaria de Rincão

Operação Manotaço ampliou presença e controle em rotas estratégicas no sul do País, com foco em prevenção de ilícitos, dissuasão e aperfeiçoamento operacional

A ação teve como objetivo aumentar o policiamento das vias que dão acesso ao Campo de Instrução e à Coudelaria de Rincão, elevando o nível de segurança da área.

Patrulhamentos motorizados e postos de bloqueio foram empregados para controlar o fluxo de pessoas e veículos, ampliando a capacidade de resposta da tropa.

A iniciativa também serviu como ambiente realista para o adestramento e a integração dos elementos da unidade, fortalecendo procedimentos padrão e prontidão operacional, conforme informação divulgada pelo 1º Regimento de Cavalaria Mecanizado.

Patrulhamento e controle de acessos

Durante a operação foram realizados patrulhamentos motorizados e instalados postos de bloqueio e controle nas principais rotas de acesso ao Campo de Instrução. O emprego desses recursos aumentou a vigilância, contribuiu para inibir atividades ilícitas e ampliou a consciência situacional da tropa.

Treinamento em ambiente realista

Além do caráter preventivo, a Operação Manotaço permitiu o aperfeiçoamento dos procedimentos operacionais padrão, a integração entre os elementos da unidade e a validação das técnicas de emprego da Cavalaria Mecanizada, em situações que simulam emprego real.

Presença permanente e estabilidade regional

Ao manter presença constante e elevada prontidão, o 1º Regimento de Cavalaria Mecanizado reafirma seu compromisso com a tradição e a evolução operacional, pilares que sustentam a capacidade de atuação da Força Terrestre e contribuem para a estabilidade regional.

Resultados e impacto

A Operação Manotaço reforçou a confiança da comunidade local na atuação do Exército, ao mesmo tempo em que aumentou a capacidade de dissuasão e resposta da unidade em áreas sensíveis. A combinação de controle de acessos e adestramento prático fortalece a segurança e a prontidão para missões de maior envergadura.

Nos siga nas redes sociais

Últimas Notícias

- Advertisement - spot_imgspot_img

Notícias Relacionadas

Entrega de títulos honoríficos da ECEME reconhece contribuições de...

Cerimônia de encerramento do ano letivo no Salão de Honra destaca a entrega dos títulos honoríficos da...

Passagem de Chefia do Estado-Maior da 10ª Brigada de...

Passagem de Chefia do Estado-Maior reforçou a continuidade institucional e a prontidão operacional da 10ª Brigada de...

Despedida do Subcomandante Otavio Mazzini Monte Blanco no CPOR/RJ,...

Cerimônia realizada em 9 de dezembro reuniu oficiais, praças e representantes da Reserva, com reconhecimento ao desempenho...

Operação Legionário derruba logística do garimpo ilegal Yanomami e...

A ofensiva das Forças Armadas entre 6 e 13 de dezembro desarticulou rotas aéreas e fluviais, inutilizou...

Fuzileiros Navais reforçam segurança no transporte de combustível nuclear...

Transporte de combustível nuclear com escolta militar, incluindo dióxido de urânio e trióxido de gadolínio, ocorreu entre...

34º BIS participa de Estágio de Aguerrissement na Legião...

Estágio de alta intensidade no CEFE fortalece capacidade do 34º BIS para operações de combate, vigilância e...