quarta-feira
10 junho

Comandante do CIAA visita TKMS EBS em Itajaí e acompanha avanços das Fragatas Tamandaré, modernização, transferência de tecnologia e impacto na indústria naval

Na TKMS Estaleiro Brasil Sul, o Contra-Almirante José Carlos de Souza Junior acompanhou testes de porto, montagem de blocos e instalação de sistemas nas Fragatas Tamandaré

O Comandante do Centro de Instrução Almirante Alexandrino, Contra-Almirante José Carlos de Souza Junior, realizou uma visita técnica às instalações da TKMS Estaleiro Brasil Sul, em Itajaí, para acompanhar o desenvolvimento do Programa Fragatas Classe Tamandaré, PFCT.

A agenda incluiu apresentações sobre o estágio de construção das embarcações, além de inspeção dos processos industriais, desde o corte das chapas metálicas até a montagem estrutural dos blocos que formam os navios.

Os detalhes da visita e o acompanhamento das etapas do programa foram informados pelo Defesa em Foco, conforme informação divulgada pelo Defesa em Foco.

Visita técnica e processos industriais

Durante a passagem pelo estaleiro, o Contra-Almirante acompanhou apresentações técnicas que explicaram a sequência de fabricação e a logística de integração dos sistemas embarcados. O roteiro permitiu verificar a complexidade do processo de produção naval militar moderno.

A inspeção cobriu a área de corte e conformação das chapas, a montagem dos blocos e os procedimentos de integração dos equipamentos, etapas que demandam alta precisão e mão de obra especializada. A atuação da TKMS Estaleiro Brasil Sul em Itajaí reforça a capacidade industrial local.

Estado das embarcações em construção

O acompanhamento incluiu a situação operacional das embarcações em diferentes fases do PFCT. A fragata Jerônimo de Albuquerque segue em fase de testes de porto, etapa essencial para validar sistemas e desempenho em ambiente controlado.

A Fragata Cunha Moreira, identificada como F202, está em processo de instalação de equipamentos e sistemas de bordo, passo que antecede as provas de mar e a certificação operacional. Essas fases são fundamentais para a preparação das futuras operações navais.

Tecnologia embarcada, emprego e impacto industrial

O Programa Fragatas Tamandaré é apresentado como um salto tecnológico para a Marinha, ao incorporar sistemas de combate modernos, sensores avançados, capacidades de guerra eletrônica e elevado grau de automação.

Além do ganho operacional, o projeto estimula a geração de empregos qualificados e fortalece a cadeia produtiva da indústria naval, envolvendo engenharia, metalurgia e eletrônica. A transferência de tecnologia gera know how local e reduz dependências externas em sistemas estratégicos.

A continuidade do PFCT também contribui para a formação técnica de profissionais militares e civis, ampliando a qualificação no setor e fortalecendo a Base Industrial de Defesa nacional.

Significado estratégico para soberania e presença naval

Em um cenário geopolítico de crescente importância dos oceanos, as fragatas terão papel central em defesa naval, patrulhamento do espaço marítimo e proteção de infraestruturas estratégicas, incluindo a chamada Amazônia Azul.

A incorporação de novos meios de superfície amplia a capacidade operacional da Esquadra, reforça a presença do País no Atlântico Sul e contribui para a projeção estratégica brasileira, com implicações diretas em segurança, comércio e política externa.

A visita do Comandante do CIAA às instalações da TKMS EBS reforçou o acompanhamento institucional da Marinha sobre um dos principais programas navais do País, ao mesmo tempo em que evidenciou os desafios industriais e a importância da modernização tecnológica para a defesa marítima.

Nos siga nas redes sociais

Últimas Notícias

- Advertisement - spot_imgspot_img

Notícias Relacionadas

Aluno do Colégio Militar João Gabriel conquista 1º lugar...

Vitória coloca João Gabriel Dutra de Barros Brito entre os principais jovens pesquisadores do país, orientado pelo...

NDM Oiapoque: tripulação completa de 263 militares chega ao...

Com a chegada do Grupo "Charlie", em 29 de maio, foi completado o Grupo de Recebimento, capacitação...

Ebola no Congo: Brasil amplia apoio à MONUSCO com...

Brasil lidera componente militar da MONUSCO e intensifica operações para enfrentar o surto do Ebola no Congo,...

Marinha reúne setor produtivo em Maceió para impulsionar a...

No encontro em Maceió, especialistas, indústria e gestores vão debater como a economia do mar em Alagoas...

EMGEPRON lança boia no Nordeste para ampliar estudos de...

Operação em junho posicionou boia que medirá ventos, correntes, temperatura e ondas, gerando dados essenciais para projetos...

Geopolítica em foco, 1º Fórum da ADESG Paraná sobre...

Curitiba recebe debate sobre 'Geopolítica, Riscos e Oportunidades para Tomada de Decisão em um Mundo Instável', reunindo...