News

News

sexta-feira
26 dezembro

Operação Legionário derruba logística do garimpo ilegal Yanomami e causa prejuízo milionário, destruindo pistas clandestinas, apreendendo cassiterita, diesel e 15 detidos

A ofensiva das Forças Armadas entre 6 e 13 de dezembro desarticulou rotas aéreas e fluviais, inutilizou dragas e pistas clandestinas, e apreendeu minério, combustível e equipamentos

A Operação Legionário, conduzida pelo Comando Operacional Conjunto Catrimani II, realizou uma ofensiva contra o garimpo ilegal Yanomami com ações aéreas, fluviais e terrestres.

Em uma janela de surpresa, as Forças Armadas interditaram pistas clandestinas, inutilizaram equipamento de extração e apreenderam volumes significativos de combustível e minério.

Os dados e resultados da operação foram divulgados oficialmente, e mostram apreensões, destruições e prisões decorrentes das ações, conforme informação divulgada pelo Defesa em Foco

Operação integrada e capacidade de atuação

A ofensiva, deflagrada entre os dias 6 e 13 de dezembro, privilegiou o princípio da surpresa e a interoperabilidade entre Exército, Marinha e Força Aérea, com infiltrações aéreas, fluviais e terrestres.

Foram empregados helicópteros HM-2 Black Hawk e HM-1 Pantera do Exército, H-15 Super Cougar da Marinha e H-60 Black Hawk e C-98 Caravan da FAB, em missões com óculos de visão noturna, ampliando a vantagem tática sobre os alvos.

Tropas especializadas realizaram infiltrações por rapel aeromóvel e patrulhas na densa selva, superando obstáculos preparados para impedir pousos e acessos.

Destruição da infraestrutura do garimpo

Uma equipe de Engenharia do Exército interditou, com uso de explosivos, três pistas clandestinas de pouso e decolagem, identificadas como Pupunha, Aracaçá e Noronha, que serviam à logística criminosa.

O Destacamento de Ação Imediata inutilizou duas dragas metálicas, equipamentos centrais à extração ilegal, enquanto tropas estabeleceram pontos fortes, bloqueios e destruiram acampamentos na calha do rio Uraricoera.

Resultados operacionais, apreensões e prisões

Entre os itens apreendidos, foram registados 2.600 litros de óleo diesel, um quadriciclo, cinco equipamentos de internet via satélite, 500 kg de cassiterita, armas longas e curtas, munições, entorpecentes e suprimentos diversos.

15 pessoas, sendo 14 homens e uma mulher, foram detidas e encaminhadas à Base Aérea de Boa Vista, e posteriormente entregues à Polícia Federal para os procedimentos legais.

Desde o início da Operação Catrimani II, em abril de 2024, as ações interagências na TI Yanomami causaram um impacto econômico superior a R$ 623,8 milhões às estruturas criminosas, segundo os registros oficiais.

O balanço até 12 de dezembro de 2025 aponta 8.466 ações, 46.778 abordagens, 300 prisões, além da inutilização de 1.885 motores, 730 acampamentos, 72 pistas clandestinas e 44 aeronaves, conforme o levantamento divulgado.

Também foram apreendidos ou inutilizados 249,6 kg de ouro, 233,4 kg de mercúrio, 226,9 mil litros de óleo diesel e 187 toneladas de cassiterita, valores que referem-se ao material apreendido ou destruído, sem contabilizar o impacto da interrupção das atividades ilegais.

Impacto ambiental e próximos passos

A inutilização de dragas e a destruição de pistas visam romper a espinha dorsal logística do garimpo ilegal Yanomami, reduzindo o fluxo de insumos e pessoas para as áreas afetadas.

As autoridades afirmam que a continuidade das ações interagências é necessária para preservar o território, proteger comunidades indígenas e mitigar os danos ambientais provocados pela mineração ilegal.

Nos siga nas redes sociais

Últimas Notícias

- Advertisement - spot_imgspot_img

Notícias Relacionadas

Entrega de títulos honoríficos da ECEME reconhece contribuições de...

Cerimônia de encerramento do ano letivo no Salão de Honra destaca a entrega dos títulos honoríficos da...

Passagem de Chefia do Estado-Maior da 10ª Brigada de...

Passagem de Chefia do Estado-Maior reforçou a continuidade institucional e a prontidão operacional da 10ª Brigada de...

Despedida do Subcomandante Otavio Mazzini Monte Blanco no CPOR/RJ,...

Cerimônia realizada em 9 de dezembro reuniu oficiais, praças e representantes da Reserva, com reconhecimento ao desempenho...

Fuzileiros Navais reforçam segurança no transporte de combustível nuclear...

Transporte de combustível nuclear com escolta militar, incluindo dióxido de urânio e trióxido de gadolínio, ocorreu entre...

34º BIS participa de Estágio de Aguerrissement na Legião...

Estágio de alta intensidade no CEFE fortalece capacidade do 34º BIS para operações de combate, vigilância e...

Corpo de Fuzileiros Navais amplia emprego de armas não...

Workshop do Programa de Armas Não Letais reuniu especialistas no Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo...