quinta-feira
5 fevereiro

Buscas pelos irmãos Ágata Isabelle e Allan Michael, Exército avalia que crianças podem não estar mais na área inicialmente varrida e operação muda foco

Exército reavalia cenário após quase três semanas de operações, e diz que as buscas pelos irmãos podem apontar para outra área, mantendo drones e especialistas em prontidão

As equipes militares ampliaram a avaliação da operação após vasculharem áreas de difícil acesso no interior do Maranhão, e agora consideram que as crianças podem não estar mais na zona inicialmente varrida.

O novo entendimento permite redirecionar recursos, com especialistas e drones em prontidão para responder a pistas ou novas informações que surgirem.

As buscas já se estendem por quase três semanas, e a reavaliação renova a esperança, ao mesmo tempo em que reforça a necessidade de apoio técnico e psicológico às famílias, conforme informação divulgada pelo Exército Brasileiro.

Busca militar em ambiente hostil

As operações seguem protocolos de busca e salvamento em selva, semelhantes aos empregados em missões reais de patrulhamento e rastreamento, segundo a corporação.

Militares do 24º Batalhão de Infantaria de Selva atuaram em mata fechada, áreas alagadiças e trechos de difícil acesso, locais onde equipes civis não conseguiam operar com segurança.

Os comandantes apontaram que a ausência total de vestígios humanos, como pegadas, objetos ou sinais de acampamento, após o esgotamento da área crítica, indica que as crianças provavelmente não permaneceram naquele ambiente.

Esperança, comunidade e desgaste emocional

O desaparecimento mobilizou voluntários, moradores e forças de segurança, transformando a rotina de comunidades rurais da região. A mudança de avaliação do Exército reacende a esperança de parentes e vizinhos.

Ao mesmo tempo, o prolongamento das buscas, que já chegam a quase 20 dias, aumenta o desgaste emocional, e especialistas destacam a importância de comunicação transparente e de apoio psicológico às famílias.

Integração de forças e investigação em curso

As operações tornaram-se uma das maiores ações integradas recentes no interior do Maranhão, envolvendo Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Força Estadual Integrada, Exército e Marinha do Brasil.

Em determinados momentos, mais de mil profissionais atuaram simultaneamente em ações terrestres e aquáticas, enquanto a investigação policial segue ativa.

Uma comissão especial analisa hipóteses além do desaparecimento acidental, e as autoridades afirmam que busca e investigação caminham juntas, ampliando possibilidades enquanto os esforços de localização continuam.

Nos siga nas redes sociais

Últimas Notícias

- Advertisement - spot_imgspot_img

Notícias Relacionadas

Como a presença feminina no Exército Brasileiro transforma a...

A presença feminina no Exército Brasileiro deixou de ser exceção, com mulheres em funções operacionais, técnicas e...

59º BIMtz amplia integração com universidades de Alagoas, aproximação...

Depois de visita institucional à Fundepes, o 59º BIMtz amplia interlocução com universidades, fortalecendo cooperação técnica, científica...

Exército reforça presença na Amazônia com nova base do...

Ampliação da infraestrutura do 18º RC Mec na Amazônia aumenta capacidade de patrulhamento, manutenção de viaturas e...

Projeto Rondon no Paraná: Operação Pé Vermelho mobiliza 252...

Operação Pé Vermelho, 99ª ação do Projeto Rondon, acontece entre 19 de janeiro e 6 de fevereiro...

Exército impõe prejuízo de R$ 645,3 milhões ao garimpo...

Presença contínua e operações integradas bloquearam rotas, inutilizaram estrutura logística e ampliaram a pressão sobre redes criminosas...

Exército Brasileiro mobiliza cerca de 100 militares do Comando...

O trabalho do Exército Brasileiro seguiu protocolos de apoio à Defesa Civil, com prontidão operacional e uso...