Media Day em Itajaí revelou à imprensa regional as rotinas de fiscalização da Operação Navegue Seguro, abordagens a embarcações de recreio e profissionais, vistoria de equipamentos e apreensões
A Marinha do Brasil promoveu um encontro com jornalistas do Vale do Itajaí para ampliar o diálogo com a sociedade e demonstrar, na prática, as ações da Autoridade Marítima durante a Operação Navegue Seguro.
O evento, organizado pela Delegacia da Capitania dos Portos em Itajaí, permitiu que profissionais de comunicação acompanhassem fiscalizações a bordo de embarcações da Marinha, e conhecessem procedimentos de abordagem, documentação e verificação de segurança.
Ao final da atividade os participantes tiveram acesso a números parciais da operação, com destaque para inspeções e apreensões que reforçam a presença fiscalizatória da autoridade, conforme informação divulgada pela Delegacia da Capitania dos Portos em Itajaí.
Como foi o Media Day e o acompanhamento da imprensa
No Media Day, os jornalistas assistiram a uma palestra institucional sobre normas de segurança e objetivo da operação, depois embarcaram para acompanhar uma rotina de fiscalização naval.
Durante a saída ao mar, foram observados procedimentos de abordagem, conferência de documentação, checagem de equipamentos obrigatórios e avaliação das condições de navegabilidade, ações que visam a prevenção de acidentes e a salvaguarda da vida humana.
Foco da Operação Navegue Seguro e tipos de embarcações fiscalizadas
A Operação Navegue Seguro concentra esforços na prevenção de acidentes, na proteção do meio ambiente e no cumprimento das normas de segurança da navegação, com atenção a embarcações de esporte, recreio e às empregadas em atividades profissionais.
Em Itajaí, a Delegacia intensificou as ações de inspeção naval, ampliando a presença fiscalizatória para reforçar a cultura de segurança no tráfego aquaviário, com foco em reduzir riscos à vida, ao patrimônio e ao ambiente.
Resultados e dados parciais da fiscalização
Após os primeiros 38 dias de operação, os números apresentados pela DelItajaí evidenciam o impacto das ações: foram realizadas 1.055 abordagens, aplicadas 146 autuações e 9 embarcações foram apreendidas.
Esses dados já superam o quantitativo registrado no ciclo anterior da Operação Navegue Seguro, e mostram um aumento da efetividade das medidas de fiscalização na região.
Transparência institucional e relacionamento com a imprensa
A iniciativa de abrir a rotina operacional à imprensa busca estreitar os laços entre a Marinha e a sociedade, aumentar a percepção pública sobre a importância da fiscalização e ampliar a divulgação das normas de navegação.
Ao permitir que jornalistas acompanhem as atividades, a Delegacia da Capitania dos Portos em Itajaí reforça o compromisso com a transparência e com a disseminação de uma cultura de segurança no ambiente aquaviário.


