sexta-feira
6 fevereiro

FAB e Saab avançam em testes ar-solo do F-39 Gripen na Operação Thor, validando separação segura de bombas Mk84 e Lizard 500 com monitoramento em tempo real

Operação Thor na Base Aérea de Natal testou envelopes de voo e configurações de carga, garantindo separação previsível e estável do armamento, passo essencial para a liberação operacional do F-39 Gripen

A campanha reuniu ensaios intensivos destinados a confirmar que o desprendimento do armamento ocorre de forma previsível, estável e sem interferências aerodinâmicas que comprometam a aeronave.

Os voos, realizados nas últimas duas semanas, incluíram lançamentos sobre o estande de tiro de Maxaranguape, com acompanhamento em tempo real das equipes em terra.

O conjunto de testes é visto como etapa decisiva para tornar o F-39 Gripen plenamente apto ao emprego ar-solo, com dados técnicos e imagens para análise de pontos de impacto, conforme informação divulgada pelo Defesa em Foco.

Separação segura e mitigação de riscos

O objetivo central da campanha foi garantir que o desprendimento do armamento ocorra de forma previsível e estável, sem interferências aerodinâmicas que possam comprometer a integridade do vetor.

Segundo o coordenador-geral da Operação Thor, Coronel Aviador Alisson Henrique Vieira, fenômenos aerodinâmicos podem interferir nesse processo e gerar situações de insegurança, por isso cada perfil de voo e configuração de carga foi minuciosamente analisado.

Dados, pilotos e acompanhamento em tempo real

Todos os ensaios foram realizados com a aeronave de matrícula 4100, pertencente ao Gripen Flight Test Center, sediado em Gavião Peixoto (SP).

Do cockpit do caça, Major Aviador Thiago Camargo, do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV), comandou parte dos voos, tornando-se o primeiro piloto brasileiro a lançar bombas com o F-39 Gripen.

Os lançamentos foram monitorados em tempo real, com verificação da separação segura e da estabilidade da aeronave, e as equipes em terra acompanharam a preparação dos alvos em Maxaranguape, o registro de imagens e a coleta de dados.

Avanço operacional e protagonismo do Brasil

Encerrada em 6 de fevereiro, a Operação Thor é considerada etapa essencial para tornar o F-39 Gripen plenamente operacional.

De acordo com o chefe de Ensaios em Voo da Saab, Mikael Olsson, o sucesso da campanha destaca o papel pioneiro do Brasil como a primeira nação a realizar a separação das bombas Mk84 e Lizard 500 guiada a laser a partir do Gripen.

Os dados obtidos ampliam a capacidade de ataque ao solo da FAB e reforçam o caráter multimissão do F-39 Gripen, que em breve será capaz de cumprir defesa aérea, ataque e reconhecimento com elevada disponibilidade e baixo custo de operação.

Nos siga nas redes sociais

Últimas Notícias

- Advertisement - spot_imgspot_img

Notícias Relacionadas

Exército Brasileiro amplia prontidão na Amazônia Ocidental com cães...

Uso de cães de guerra amplia vigilância, proteção de instalações e segurança das tropas, com treinamento desde...

Professora Val Oliveira defende doutorado na Escola de Guerra...

Na defesa realizada em 10 de dezembro de 2025, Val Oliveira examinou como embarcações autônomas podem aumentar...

Marinha reforça segurança nas Eclusas de Tucuruí para escoamento...

Visita técnica em 30 de janeiro fortalece a Autoridade Marítima, avalia atualizações nas normas de tráfego e...

Aluguel de motos aquáticas em Maceió: Capitania dos Portos...

Reunião abordou normas para aluguel de motos aquáticas, exigências do EAMA, resultados da Operação Navegue Seguro e...

Formação de médicos no CIAW, Marinha inicia preparação para...

Na fase inicial, a formação de médicos no CIAW reúne avaliações de saúde, instruções de ordem unida,...

Senador Randolfe reforça cooperação com a Marinha no Amapá,...

Visita institucional à Capitania dos Portos do Amapá reforça diálogo entre Congresso e Autoridade Marítima, com foco...