O que aconteceu

A Polônia acionou aviões de combate e fechou temporariamente os aeroportos de Rzeszów e Lublin durante um ataque russo à Ucrânia em 17 de setembro. O governo polonês informou que não houve violação de seu espaço aéreo.

Autoridades ucranianas relataram mais de 20 feridos. A Força Aérea da Ucrânia afirmou que a ofensiva incluiu mísseis e quase 160 drones, enquanto o Ministério de Infraestrutura disse que o comandante de um navio com bandeira da Tanzânia morreu. Esses dados são declarações oficiais ucranianas citadas pela Reuters.

Análise do Defesa News: a reação polonesa mostra como ataques próximos à fronteira podem gerar medidas defensivas na Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) mesmo sem entrada confirmada de armamento em território aliado.