Pular para o conteúdo
JORNALISMO DE DEFESA PARA TODOS Brasil · 7 de outubro de 2026
DEFESANEWSDEFESA SEM COMPLICAÇÃO
O Brasil e o mundo. Com contexto.
Informação clara para entender o que importa.
Início / Aeronáutica
Aeronáutica

Pesquisadores da UNIFA visitam centros de estratégia e operações espaciais

Agenda em Brasília aproximou estudos acadêmicos de órgãos da FAB, do Ministério da Defesa e da política espacial.

O que aconteceu

Pesquisadores do Laboratório de Simulações e Cenários da Universidade da Força Aérea (UNIFA) realizaram visitas técnicas em Brasília entre 1º e 3 de setembro. O roteiro incluiu o Estado-Maior da Aeronáutica e a área de assuntos estratégicos do Ministério da Defesa.

O grupo também conheceu o Centro de Operações Espaciais Principal, que controla o Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), e a Agência Espacial Brasileira. A visita ao Itamaraty acrescentou a dimensão da política externa.

A agenda foi de aproximação acadêmica e institucional. Ela não anunciou nova operação espacial, mudança na política de defesa ou acesso dos pesquisadores a informações classificadas.

Por que isso importa

Simulações e estudos de cenários ajudam a explorar decisões possíveis antes de uma situação real. Conhecer os órgãos envolvidos melhora a compreensão dos limites, responsabilidades e necessidades de cada instituição.


Fontes e transparência

Síntese em linguagem acessível. Consulte as fontes de origem para mais detalhes.

Defesa em Foco — 7 de setembro de 2026 ↗

Mais em Aeronáutica

Ver editoria ↗