segunda-feira
23 fevereiro

Arquivo Histórico do Exército assume gestão do Museu Conde de Linhares e centraliza acervos no Projeto Sede AHEx/MMCL, ampliando preservação e pesquisa

Medida formalizada em 19 de fevereiro de 2026 integra a Diretriz de Implantação do Projeto Sede AHEx/MMCL ao Programa Estratégico do Exército, modernizando gestão e conservação do patrimônio histórico

A preservação da memória institucional recebeu impulso com a passagem da gestão do Museu Militar Conde de Linhares para o Arquivo Histórico do Exército, processo formalizado em 19 de fevereiro de 2026.

A iniciativa faz parte da Diretriz de Implantação do Projeto Sede AHEx/MMCL, inserida no Programa Estratégico do Exército Sistema Educação, Cultura e Desporto, e busca padronizar procedimentos e otimizar recursos para a guarda de acervos.

Com a integração, abre-se espaço para ampliar atividades de pesquisa, conservação preventiva e acesso qualificado ao patrimônio, garantindo maior transparência e proximidade com a sociedade, conforme informação divulgada pelo Arquivo Histórico do Exército (AHEx).

Integração institucional e modernização da gestão

A centralização da guarda de documentos e peças museológicas visa criar fluxo único de responsabilidade técnica, o que facilita o controle sobre arquivos, armamentos, viaturas e registros iconográficos. A ação promete padronizar rotinas de conservação e ampliar a capacidade de preservação preventiva, tornando a gestão mais eficiente.

Além de ganhos administrativos, a consolidação do Projeto Sede AHEx/MMCL amplia a infraestrutura para pesquisa, organização e digitais de acervos, favorecendo estudos sobre a trajetória da Força Terrestre e o acesso por pesquisadores.

Planejamento estratégico e fortalecimento da identidade

A medida está alinhada ao Planejamento Estratégico do Exército, que vê na memória um elemento essencial para a construção da identidade institucional e da coesão organizacional. A preservação de documentos e objetos históricos funciona como instrumento estratégico para manter tradições e valores.

Ao integrar estruturas, a Força reforça referências de liderança, disciplina e compromisso com a soberania nacional, contribuindo para a formação das futuras gerações de militares e para a continuidade do espírito de corpo.

Patrimônio histórico e difusão cultural

A coordenação das ações ficará a cargo do Departamento de Patrimônio Histórico e Cultural do Exército, cujo lema é, segundo as informações, “História e Cultura – preservar e divulgar!”. Com a nova configuração, aumentam as possibilidades de projetos educativos, exposições temáticas e acesso qualificado ao acervo pela sociedade civil.

Ao assumir o Museu, o Arquivo Histórico do Exército consolida um modelo mais eficiente de preservação e difusão da memória militar, reafirmando o compromisso da Força com seu passado, presente e futuro.

Coordenação e próximos passos

O processo de transição prevê a integração de equipes técnicas, revisão de procedimentos de conservação e o desenvolvimento de programas de difusão cultural. Espera-se que a centralização permita melhor planejamento de médio e longo prazos para o cuidado dos acervos.

O novo arranjo também abre caminho para maior interação com pesquisadores e para iniciativas que aproximem a população das coleções, ampliando a transparência institucional e o papel educativo do patrimônio militar.

Nos siga nas redes sociais

Últimas Notícias

- Advertisement - spot_imgspot_img

Notícias Relacionadas

Wernher von Braun e Ozires Silva: encontro histórico no...

Entre 12 e 15 de novembro de 1972, a presença de Wernher von Braun no DCTA e...

Marinha do Brasil inicia CAAVO 2026 e reforça Formação...

Formação de Aviadores Navais ganha novo impulso com a Aula Inaugural do CAAVO T-1/2026 no CIAAN, preparando...

Submarino Nuclear Convencionalmente Armado do Brasil, Álvaro Alberto: soberania...

O projeto do Submarino Nuclear Convencionalmente Armado combina autonomia estratégica, desenvolvimento do reator naval e amplos efeitos...

COLOG inspeciona Depósito Central de Munição em Paracambi, reforça...

Na Visita Técnica de Orientação realizada em 11 de fevereiro de 2026, foram inspecionados Centro de Monitoramento,...

Brigada Lobo D’Almada revela balanço de 2025 em seus...

Em comemoração aos 80 anos, a Brigada Lobo D’Almada divulga resultados de 2025, com vigilância terrestre e...

Exército Brasileiro realiza resgate indígena em Tefé, 17º Batalhão...

Operação coordenada pela 16ª Brigada e pelo Comando de Fronteira Japurá empregou progressão em ambiente de selva,...