Retomada das operações de mergulho profundo com o NSS ‘Guillobel’ na Baía de Guanabara, treinamento do SPD e qualificação da tripulação para missões de socorro submarino em grandes profundidades
A Marinha do Brasil deu mais um passo na recuperação de suas capacidades de mergulho profundo e de socorro submarino com exercícios realizados a bordo do Navio de Socorro Submarino, o NSS ‘Guillobel’.
O ciclo de adestramento focou na requalificação da tripulação e na verificação dos sistemas que permitem operações seguras de mergulho em alto mar, incluindo o Sistema de Posicionamento Dinâmico.
Entre os dias 23 e 26 de fevereiro, o navio conduziu a comissão ESTACIONEX/DIVEX na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, marcando o início da retomada das operações de mergulho profundo da Esquadra, conforme informação divulgada pela Marinha do Brasil.
Comissão ESTACIONEX/DIVEX marca retomada dos adestramentos
Durante a comissão ESTACIONEX/DIVEX, o NSS ‘Guillobel’ realizou adestramentos operacionais voltados ao emprego de sistemas de mergulho, essenciais para a retomada das atividades especializadas do navio.
As ações em área marítima próxima às instalações da Escola Naval permitiram aprimorar procedimentos e preparar a equipe para atuar em operações complexas no ambiente submarino, aumentando a eficiência e a segurança.
Qualificação do Sistema de Posicionamento Dinâmico e do sino de mergulho
Um dos focos centrais do adestramento foi a qualificação de militares para operar o Sistema de Posicionamento Dinâmico (SPD) e o sino de mergulho, equipamentos essenciais para as missões.
O SPD permite que o navio permaneça estacionado em um ponto fixo na superfície do mar, utilizando sensores e propulsão para compensar correntes e ventos, garantindo a estabilidade necessária para o emprego seguro de técnicas avançadas de mergulho.
Preparação para operações de socorro submarino
A retomada dos adestramentos de mergulho profundo fortalece a capacidade da Marinha do Brasil de realizar operações de socorro submarino em grandes profundidades, que exigem tripulações altamente treinadas e equipamentos especializados.
Com a qualificação de novos operadores e o retorno progressivo das atividades do NSS ‘Guillobel’, a Esquadra amplia sua prontidão para responder a emergências envolvendo submarinos ou operações subaquáticas complexas, reforçando a segurança das operações navais e a proteção de submarinistas.
A sequência de treinamentos integra o processo de reativação gradual das capacidades operacionais do navio, considerado um meio estratégico para missões de resgate submarino e apoio a operações subaquáticas.


