segunda-feira
10 agosto

Operação Ágata Amazônia 2026: apreensão de armas, munições e animais silvestres em Barcelos, Amazonas, reforça combate a crimes ambientais e transfronteiriços

A ação coordenada pelo Ministério da Defesa, com apoio do Comando Conjunto Harpia e da Força Naval Componente, interceptou embarcação com material ilegal e fauna, ampliando fiscalização

Uma operação de fiscalização no interior do Amazonas culminou na apreensão de armamento, munições e animais silvestres em uma embarcação nas proximidades de Barcelos.

As equipes identificaram indícios de conexão entre crimes ambientais e outras atividades ilícitas, reforçando a necessidade de resposta integrada das forças de segurança.

A ação faz parte das iniciativas da região para ampliar a presença do Estado e coibir delitos transfronteiriços, conforme informação divulgada pelo Defesa em Foco.

Ação e apreensões

Durante a operação foi interceptada uma embarcação que transportava material ilegal, entre eles armas e munições, além de fauna silvestre. A apreensão evidencia a ligação entre a exploração de recursos naturais e outras práticas criminosas na região amazônica.

O papel do Comando Conjunto Harpia, por meio da Força Naval Componente, foi destacado na abordagem, porque a presença naval em trechos remotos aumenta a capacidade de vigilância e serve como elemento de dissuasão contra atividades ilegais.

Integração entre forças

A ação contou com a participação do Batalhão de Policiamento Ambiental e do Grupamento Aéreo da Polícia Militar do Amazonas, demonstrando a importância da integração entre diferentes agências para operações na Amazônia.

Além da Marinha, o esquema operacional envolveu forças do Exército e da Força Aérea Brasileira no escopo da operação, reforçando o objetivo de fortalecer a presença do Estado em áreas vulneráveis.

Procedimentos e retorno da fauna

Após a abordagem, o indivíduo responsável e o material apreendido foram encaminhados ao 75º Distrito Integrado de Polícia em Barcelos, onde serão adotados os procedimentos legais cabíveis.

Os animais silvestres resgatados foram devolvidos à natureza ao término das ações, em atendimento às normas de proteção ambiental e ao compromisso das equipes com a preservação da biodiversidade.

Nos siga nas redes sociais

Últimas Notícias

- Advertisement - spot_imgspot_img

Notícias Relacionadas

COP International 2026: como inteligência artificial, drones, veículos inteligentes...

Evento em São Paulo, de 11 a 13 de agosto, reunirá autoridades, mais de 80 expositores e...

DESMil e Diretoria de Ensino da Marinha promovem intercâmbio...

Intercâmbio no Palácio Duque de Caxias reuniu General de Divisão Fernandes, Vice-Almirante Heine e equipes da DESMil...

Operação MEMBECA 2026 mobiliza tropas e meios da Força...

Após o Apronto Operacional, a Operação MEMBECA 2026 avança para a fase de Simulação Viva no Rio...

CAEx capacita equipe do LEB na ABNT NBR 15000...

Treinamento prático-teórico no Centro de Avaliações do Exército padroniza procedimentos para blindagens opacas e transparentes, e amplia...

Instituto Militar de Engenharia IMC 2026 conquista medalha de...

Instituto Militar de Engenharia IMC 2026 confirma formação de excelência com medalha de prata, bronze e duas...

GET General Miranda Filho inaugurado em Inhoaíba reúne tecnologia,...

Nova unidade aposta em ensino com tecnologia e preservação da memória do General Miranda Filho, promovendo valores...