Comandante Militar do Nordeste avalia prontidão e projetos da 10ª Brigada de Infantaria Motorizada, reforçando a integração entre comando superior e Organizações Militares no contexto estratégico do Nordeste
“No dia 11 de fevereiro, a 10ª Brigada de Infantaria Motorizada, conhecida como Brigada Francisco Barreto de Menezes, recebeu a visita do Comandante Militar do Nordeste, General de Exército Carlos Machado, e do Chefe do Estado-Maior do Exército, General de Exército Montenegro.”
A recepção foi conduzida pelo Comandante da Brigada, General de Brigada Furtado, e contou com a presença de oficiais do alto comando, em uma agenda voltada à avaliação de capacidades e prioridades administrativas.
A visita buscou reforçar o alinhamento doutrinário, a coesão e a prontidão operacional da tropa, em um momento de atenção à geopolítica e à logística da região Nordeste, conforme informação divulgada pela 10ª Brigada de Infantaria Motorizada.
Liderança, presença e avaliação in loco
A comitiva incluiu o Comandante da 7ª Divisão de Exército, General de Divisão Peixoto, o Assessor Especial do Chefe do EME, General Veterano de Divisão Leite, e o 3º Subchefe do Estado‑Maior do Exército, General de Brigada Sassone, reforçando o caráter institucional da visita.
O encontro permitiu ao alto comando observar de perto o estado de prontidão, os projetos estratégicos e as prioridades operacionais da unidade, fortalecendo a interlocução entre os escalões subordinados e o comando superior.
Prontidão operacional e papel estratégico no Nordeste
A 10ª Brigada de Infantaria Motorizada desempenha papel relevante no dispositivo estratégico da região Nordeste, por sua posição logística e geopolítica.
Durante a agenda, foram apresentadas ações das Organizações Militares subordinadas, com foco na manutenção da prontidão operacional, na capacidade de mobilização e no adestramento da tropa, assegurando preparação para operações convencionais, ações subsidiárias e missões de Garantia da Lei e da Ordem.
Tradição, memória e identidade da unidade
A comitiva visitou o Espaço Cultural e o Espaço da FEB, ambientes dedicados à preservação da história da Brigada, integrando memórias e marcos que reforçam a identidade militar e o espírito de corpo.
A valorização da memória institucional foi destacada como elemento central para a manutenção da disciplina e da coesão da tropa, conectando passado, presente e futuro da Grande Unidade.
Agenda, participação e continuidade
O encontro consolidou a importância da liderança presencial no acompanhamento das Grandes Unidades, e destacou a necessidade de continuidade no monitoramento de projetos e prioridades administrativas.
Para contribuições e correções sobre a cobertura das atividades, a Brigada disponibilizou contato, “Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395”, informação divulgada pela 10ª Brigada de Infantaria Motorizada.


