quarta-feira
4 março

Campus do ITA em Fortaleza avança para inauguração no 1º semestre de 2026, campus do ITA em Fortaleza amplia ensino de Engenharia de Sistemas, Engenharia de Energia e reforça soberania tecnológica

Novo polo do Instituto Tecnológico de Aeronáutica na Base Aérea de Fortaleza integra ensino, indústria e governo, com foco em inovação, transição energética e defesa, inauguração prevista para 2026

O novo campus do ITA em Fortaleza entrou na reta final da primeira etapa de obras e deve ser inaugurado nos próximos meses, ainda no primeiro semestre de 2026.

A instalação, na Base Aérea de Fortaleza, marca a expansão histórica do Instituto Tecnológico de Aeronáutica para fora de São José dos Campos, ampliando a formação em Engenharia de Sistemas e Engenharia de Energia.

O projeto busca fortalecer o ecossistema regional de inovação e a soberania tecnológica do País, conforme informação divulgada pelo Defesa em Foco

Infraestrutura acadêmica e cronograma de entrega

Na primeira etapa, a obra contempla o prédio acadêmico e o primeiro bloco de alojamentos estudantis destinados aos novos cursos de graduação.

Ao todo, “são mais de 18 mil metros quadrados construídos, com salas de aula, laboratórios, auditórios, biblioteca e espaços administrativos planejados especificamente para atender às demandas do ITA.”

O alojamento inicial contará com 88 vagas, incluindo salas de estudo e áreas de convivência para os primeiros alunos, que serão recebidos a partir do próximo ano.

Atualmente, mais de 270 trabalhadores atuam em regime diuturno para assegurar o cumprimento do cronograma.

A segunda etapa das obras já foi iniciada e, segundo previsão apresentada, inclui a adaptação de prédios existentes na Base Aérea, “com previsão de conclusão no segundo semestre de 2026.”

Expansão estratégica e integração nacional

O campus foi concebido sob a lógica de que o ITA é uma instituição única, agora materializada em duas unidades integradas, buscando reproduzir o modelo consolidado em São José dos Campos.

A proposta privilegia a integração entre academia, indústria e governo, a chamada tríplice hélice da inovação, com ênfase em sistemas complexos e transição energética.

Vinculado ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e ao Comando da Aeronáutica, o Instituto amplia sua contribuição para a soberania tecnológica do País.

Reforço de pessoal e impacto nacional

No campo de recursos humanos, houve avanço decisivo para a operação do novo polo, com autorizações formais para nomeações.

“O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos autorizou a nomeação de 99 candidatos aprovados em concurso público do ITA,” entre professores, pesquisadores, tecnologistas e técnicos.

Os novos servidores atuarão tanto na sede, em São José dos Campos (SP), quanto no campus em implantação em Fortaleza (CE), garantindo a estrutura acadêmica necessária para a consolidação das atividades.

Próximos passos e significado do projeto

Com a conclusão da primeira etapa e o início da segunda fase, o cronograma aponta para a recepção dos primeiros alunos já no próximo ano e a finalização completa no segundo semestre de 2026.

Além do impacto local no Ceará, a expansão simboliza o fortalecimento de uma agenda nacional voltada à ciência, tecnologia e defesa, e amplia a presença do ITA no Nordeste.

No conjunto, o empreendimento representa um dos movimentos mais relevantes da educação tecnológica brasileira nos últimos anos, e consolida um elo entre formação acadêmica e prioridades estratégicas do País.

Nos siga nas redes sociais

Últimas Notícias

- Advertisement - spot_imgspot_img

Notícias Relacionadas

Projeto Escola com inclusão, FEMAR e DPHDM promovem visita...

No Rio de Janeiro, a nova edição do Projeto Escola amplia a inclusão, integrando alunos com deficiência...

59º Batalhão de Infantaria Motorizado celebra 187 anos em...

59º Batalhão de Infantaria Motorizado, em Maceió, celebra tradição de 187 anos e reafirma papel na defesa,...

Projeto Escola 2026 une educação inclusiva e cultura marítima...

A nova edição do Projeto Escola leva estudantes com deficiência a experimentar o acervo naval, reforçando acessibilidade,...

Aula Magna ITA 2026 traz Cortella e anuncia novo...

Aula Magna ITA 2026 destaca formação técnica e ética, integração entre Defesa, indústria e academia, e expansão...

Forças Armadas intensificam combate ao garimpo na TI Yanomami...

Operação Catrimani II realizou patrulhamento fluvial e vasculhamento no garimpo Mucuim, inutilizou estruturas e ampliou a articulação...

Projeto H-XBR entrega 15º H225M Super Cougar à Marinha,...

Projeto H-XBR conclui ciclo iniciado em 2005 com a última unidade AH-15B H225M em operação no 2º...