sexta-feira
19 junho

Fuzileiros Navais apoiam 10ª Caminhada pela Conscientização do Autismo na Ilha do Governador, reunindo mais de 2 mil pessoas por inclusão e atendimento especializado

Com a Banda dos Fuzileiros Navais e o personagem Fuzileirinho, a mobilização ampliou a visibilidade sobre o autismo, incentivou o acolhimento e solicitou políticas públicas de apoio às famílias

A 10ª Caminhada pela Conscientização do Autismo na Ilha do Governador transformou ruas e praças em um espaço de convivência, visibilidade e reivindicação por serviços adequados.

Organizada pelo grupo Compartilha, a iniciativa reuniu pais, voluntários e instituições, e teve forte presença da Marinha do Brasil, que somou apoio institucional à causa.

O evento, que reuniu mais de 2 mil pessoas, destacou a importância de ampliar atendimento especializado e construir redes de suporte para quem vive com autismo, incluindo crianças e suas famílias, conforme informação divulgada pelo Defesa em Foco.

Presença dos Fuzileiros Navais e atmosfera do evento

Ao longo do trajeto entre a Praia da Bica e a Praça Jerusalém, a Banda dos Fuzileiros Navais e o personagem Fuzileirinho interagiram com os participantes, ajudando a transformar a caminhada em um momento festivo e de acolhimento.

A participação da Marinha do Brasil agregou dimensão institucional à mobilização, aproximando a sociedade civil de uma causa que nasceu em torno das famílias e ganhou visibilidade pela convergência entre diversos atores.

Impacto para famílias e voz dos participantes

Relatos de quem vive o dia a dia do autismo deram densidade humana ao evento, ao deslocar o debate do campo técnico para a experiência cotidiana. Uma das moradoras presentes, Bruna Rakdvel, citou a importância da iniciativa para crianças como seu filho Moisés, o que reforçou o caráter afetivo e concreto da ação.

Mais do que sensibilizar o público em um único dia, a caminhada buscou consolidar uma cultura de inclusão e respeito à diversidade, tornando visíveis demandas que costumam ficar restritas ao ambiente familiar.

Inclusão, políticas públicas e responsabilidades institucionais

Organizadores e participantes destacaram a necessidade de políticas públicas mais abrangentes para diagnóstico, acompanhamento e suporte às famílias de pessoas com transtorno do espectro autista, o que aparece como prioridade nas discussões locais.

A mobilização mostrou ainda que a atuação de instituições de defesa, como a Marinha, pode extrapolar funções tradicionais e contribuir para causas sociais, ampliando interlocução com a população e fortalecendo a legitimidade institucional.

Legado e próximas etapas

Para os organizadores do grupo Compartilha, a caminhada funcionou como instrumento de visibilidade e mobilização, com potencial para manter o tema em pauta e incentivar novas ações de apoio na comunidade.

O encontro na Ilha do Governador é um lembrete de que a ampliação do debate sobre o autismo depende tanto de políticas formais, quanto de gestos concretos de presença, acolhimento e compromisso coletivo.

Nos siga nas redes sociais

Últimas Notícias

- Advertisement - spot_imgspot_img

Notícias Relacionadas

NuMar-UFF: Marinha e UFF criam Núcleo de Ciência, Tecnologia...

NuMar-UFF vai integrar projetos, formação e prospecção tecnológica na UFF, com foco em soluções para Defesa, ciência...

Arquivo da Marinha completa 119 anos, preservando a memória...

Na comemoração dos 119 anos, o Arquivo da Marinha reafirma seu papel de guardar, preservar e difundir...

GRUMEC em foco, ADESG-AL visita Mergulhadores de Combate e...

Visita técnica mostrou organização, missões estratégicas, formação rigorosa e os desafios para atrair e manter operadores na...

Exército forma mergulhadores no Estágio de Mergulho a Ar...

Estágio de Mergulho a Ar e Resgate prepara militares para missões complexas, com quatro semanas de treinamento,...

Fiscalização na Chapa Quente para Parintins: Marinha reforça segurança...

Operação Parintins 2026 tem início em 22 de junho com inspeções em todas as embarcações, uso de...

Colégios Militares, visita do Chefe do DECEx: General Ricardo...

Visita realizada em 16 de junho reforça atenção do DECEx à qualidade dos Colégios Militares, à gestão...