O Grupo Escoteiro do Mar Almirante Soares Dutra, em Alagoas, comemorou 46 anos de atividades em uma solenidade realizada em 17 de outubro de 2026. Segundo relato publicado pelo Defesa em Foco, a cerimônia reuniu jovens, voluntários e familiares e marcou a posse do Capitão dos Portos de Alagoas, capitão de fragata Thiago Cristiano Muniz Santos, como presidente de honra.
Fundado em 16 de setembro de 1980, o grupo oferece educação complementar a crianças e jovens. A dirigente Rosa Amélia relatou que a organização passou por instalações no Tabuleiro dos Martins e no Pontal da Barra antes de se estabelecer, em 1985, em uma sede na área da Marinha. O diretor Givaldo destacou a atuação dos voluntários e o caráter não lucrativo do grupo.
A parceria local ocorre em um contexto de cooperação entre a Marinha do Brasil e os Escoteiros do Brasil. Em setembro de 2026, as instituições renovaram um acordo técnico com vigência prevista de 60 meses, voltado, entre outros objetivos, à educação marítima e à modalidade do Mar. O escotismo permanece uma atividade civil, conduzida por seus próprios princípios.
Fontes: Defesa em Foco, relato sobre a celebração dos 46 anos do Grupo Escoteiro do Mar Almirante Soares Dutra.
