O Exército Brasileiro concluiu, em 23 de outubro de 2026, um curso para oficiais superiores sobre o planejamento do emprego do sistema ASTROS. A formação ocorreu em Formosa (GO), entre 21 de setembro e 23 de outubro, segundo informação publicada pelo Defesa em Foco com base em comunicado do Exército.
Conduzida pelo Centro de Instrução de Artilharia de Mísseis e Foguetes, a capacitação abordou o planejamento de apoio de fogo e as possibilidades de emprego do sistema, em atividades teóricas e práticas. Os participantes também visitaram empresas da Base Industrial de Defesa para conhecer processos ligados à engenharia e à produção de materiais de defesa.
O curso teve foco na preparação de oficiais para planejar o uso dos meios disponíveis. A conclusão da formação não significa, por si só, a incorporação de novos mísseis, a realização de compras ou uma mudança operacional quantificada.
Fontes: Defesa em Foco, com informações atribuídas a comunicado do Exército Brasileiro.
