Pular para o conteúdo
JORNALISMO DE DEFESA PARA TODOS Brasil · 23 de setembro de 2026
DEFESANEWSDEFESA SEM COMPLICAÇÃO
O Brasil e o mundo. Com contexto.
Informação clara para entender o que importa.
Início / Geopolítica
Geopolítica

França prepara plano para proteger infraestrutura de drones e ataques digitais

Macron citou uma ameaça híbrida russa crescente, mas o governo ainda não apresentou medidas, prazos ou orçamento.

Ilustração conceitual de infraestrutura europeia protegida contra drone e sinais de ataque digital
Ilustração gerada por IA; não é registro fotográfico. Ilustração conceitual de infraestrutura europeia protegida contra drone e sinais de ataque digital.

O que aconteceu

O presidente francês Emmanuel Macron determinou que o governo prepare um plano de proteção para infraestrutura crítica, incluindo instalações sensíveis da indústria de defesa, contra drones e ataques cibernéticos.

Macron afirmou que a ameaça híbrida russa contra a França e outros países europeus aumentou. A Rússia não apresentou resposta na matéria consultada, e o governo francês ainda não divulgou medidas, prazo ou orçamento do plano.

Análise do Defesa News: proteger redes elétricas, comunicações e fábricas exige combinar segurança física, defesa digital e troca de inteligência. A atribuição de operações híbridas é difícil e precisa de provas antes de qualquer resposta estatal.

O que observar

Ameaça híbrida combina instrumentos como sabotagem, ataque digital, desinformação e pressão política sem chegar necessariamente a uma guerra declarada.


Fontes e transparência

Síntese em linguagem acessível, com análise identificada no texto. Consulte as fontes de origem para mais detalhes.

Associated Press — 18 de setembro de 2026 ↗

Mais em Geopolítica

Ver editoria ↗