Em 18 de outubro de 2026, o ministro da Energia da Turquia, Alparslan Bayraktar, afirmou que o país receberá parte do diesel russo associado a um entendimento entre Estados Unidos e Rússia. A declaração foi feita à emissora Kanal 7 e divulgada pela Reuters.
Não foram informados volumes, condições comerciais ou datas de entrega. O anúncio indica um possível destino para o combustível, mas não comprova que cargas tenham sido contratadas ou embarcadas.
A eventual chegada de diesel à Turquia não permite concluir, por si só, que a oferta global aumentará ou que cargas destinadas a outros compradores serão redirecionadas. A disponibilidade depende também de produção, estoques, transporte e restrições comerciais relacionadas à Rússia.
Para o Brasil, que complementa a demanda por diesel com importações, não há impacto comprovado decorrente da declaração. A avaliação dependerá de dados sobre contratos, movimentações de cargas e preços, além de estatísticas de comércio exterior.
Fontes: Reuters, com base em declaração de Alparslan Bayraktar à emissora Kanal 7.
