quinta-feira
30 abril

Major-Brigadeiro Eric Breviglieri assume vice-direção do DCTA e comando em São José dos Campos, reforçando continuidade de projetos estratégicos e soberania tecnológica

Na vice-direção do DCTA, Eric Breviglieri terá papel central na coordenação de pesquisa, inovação e integração com a indústria de defesa para fortalecer a autonomia tecnológica do Brasil

O Major-Brigadeiro do Ar Eric Breviglieri assumiu, neste mês, a vice-direção do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, além do comando da Guarnição de Aeronáutica de São José dos Campos.

A passagem de função foi realizada pelo Major-Brigadeiro Engenheiro Luciano Valentim Rechiuti, em ato que busca garantir a continuidade administrativa e operacional em projetos sensíveis à soberania nacional.

O DCTA atua integrando pesquisa aplicada, desenvolvimento tecnológico e suporte às operações da Força Aérea Brasileira, áreas consideradas críticas para a autonomia do país.

conforme informação divulgada pelo Defesa em Foco

Continuidade administrativa e avanço de programas estratégicos

A transição é descrita como planejada, com foco em preservar o andamento de programas de longo prazo, incluindo sistemas aeronáuticos, tecnologias de defesa e sensores avançados.

A permanência de gestão em alto nível é vista como essencial para manter o ritmo de entregas e consolidar resultados que impactam diretamente a capacidade operacional da FAB.

Integração com a Base Industrial de Defesa

Além do papel técnico, o DCTA funciona como ponte entre a FAB, centros de pesquisa e a Base Industrial de Defesa, estimulando soluções nacionais e reduzindo dependências externas.

Durante a cerimônia, esteve presente o Tenente-Brigadeiro R1 Jose Augusto Crepaldi Affonso, representando a ABIMDE, o que reforça a articulação institucional para o avanço da tecnologia aeroespacial brasileira.

Soberania tecnológica e impacto econômico

Com a chegada de Eric Breviglieri à vice-direção, a expectativa é pela continuidade no fortalecimento de programas que ampliem a autonomia da Força Aérea e do setor industrial nacional.

O trabalho do DCTA é apresentado como vetor de poder nacional, alinhando defesa, inovação e desenvolvimento econômico e ampliando a competitividade do Brasil no cenário global.

Em linhas gerais, a troca de comando reforça a estabilidade institucional em um dos principais polos de inovação da FAB e busca assegurar que projetos estratégicos sigam sem interrupção.

Nos siga nas redes sociais

Últimas Notícias

- Advertisement - spot_imgspot_img

Notícias Relacionadas

7ª Brigada de Infantaria Motorizada é premiada pelo Ministério...

Reconhecimento nacional destaca a gestão da 7ª Brigada de Infantaria Motorizada, que capacitou 1.215 militares em 2025...

General Nigri avalia formação de oficiais do Exército e...

Visita institucional no dia 28 de abril reforçou o compromisso com a formação de oficiais do Exército,...

Operação Catrimani II desmonta logística do garimpo na Terra...

A ofensiva das Forças Armadas na Operação Catrimani II usou 1,4 toneladas de explosivos, helicópteros e tecnologia...

Como o Projeto Soldado Cidadão da 7ª Brigada em...

Projeto Soldado Cidadão alia cursos, parcerias e valores da caserna para ampliar qualificação, empregabilidade e oportunidades reais...

Exército Brasileiro anuncia transformação com drones e defesa antiaérea...

Portaria EB10-P-01.031 reorganiza o Exército em grupos modulares, fixa meta de ao menos 20% de efetivos em...

Exército Brasileiro avança no serviço militar feminino, primeiras 181...

No Comando Militar do Planalto, a entrega da boina verde-oliva a 181 militares mostra a transição do...