segunda-feira
22 junho

SIATT conclui primeiro lote de mísseis MAX para o Exército Brasileiro, inaugura fábrica em Caçapava, amplia produção em escala industrial e mira exportações

Fábrica de Caçapava inicia operação com primeiro lote de mísseis MAX, fortalecendo a capacidade industrial nacional e projetando fornecimento em volume para as Forças Armadas e o mercado externo

A SIATT anunciou a conclusão do primeiro lote de mísseis MAX destinados ao Exército Brasileiro, marcando o início da operação industrial de sua nova unidade em Caçapava, no interior de São Paulo.

O envio do lote representa a transição da empresa de produções em pequenos lotes para a fabricação em escala industrial, com impacto direto na Base Industrial de Defesa brasileira.

O anúncio ocorreu nesta quarta-feira (06), e confirma a nova etapa operacional da SIATT na produção de tecnologia de defesa com desenvolvimento nacional, conforme informação divulgada pela SIATT.

Produção em Caçapava e capacidade industrial

A planta de Caçapava será responsável pela fabricação dos motores dos sistemas e pela montagem final dos mísseis MAX, e foi apresentada pela empresa como peça estratégica para seus planos de expansão. A nova unidade traduz a capacidade da SIATT de atender demandas militares em volume e prazos compatíveis com as necessidades operacionais das Forças Armadas.

Segundo Rogerio Salvador, presidente da SIATT, “A fábrica de Caçapava representa muito mais do que infraestrutura. Ela expressa nossa capacidade de produzir, em escala, tecnologia de defesa de alto desempenho no Brasil”. A declaração foi feita no anúncio da conclusão do primeiro lote.

Impacto na Base Industrial de Defesa e no mercado externo

A conclusão do primeiro lote de mísseis MAX é vista como um avanço para a Base Industrial de Defesa nacional, porque demonstra a maturidade tecnológica do sistema e a capacidade industrial da empresa.

A unidade de Caçapava também foi projetada para apoiar futuras exportações, ampliando a presença brasileira no mercado global de defesa, e alinhando produção em escala com estratégias comerciais e diplomáticas.

Famílias de produtos e programas correlatos

A SIATT trabalha com desenvolvimento baseado em famílias de produtos, reutilizando tecnologias e componentes consolidados para acelerar novos projetos. Entre esses programas está a família MANSUP, que inclui o MANSUP original, o MANSUP-ER, versão de alcance estendido, e o MARSUP, variante em estudo para lançamento a partir de helicópteros da Marinha do Brasil.

O MARSUP está em fase de estudo de viabilidade técnica e econômica por meio de um Acordo de Cooperação firmado entre a SIATT e a Marinha do Brasil, o que reforça a capacidade de adaptação de tecnologias a novos cenários operacionais.

Parcerias tecnológicas e próximos passos

A expansão da SIATT também é impulsionada pela parceria com o EDGE Group, dos Emirados Árabes Unidos, que amplia o acesso a mercados, investimentos e tecnologias. A empresa participa ainda de programas como o SisGAAz, contribuindo para áreas críticas como fusão de dados, criptografia, transmissão segura e pesquisas em Inteligência Artificial aplicada à defesa.

A entrega do primeiro lote consolida a SIATT entre as empresas estratégicas do setor de defesa no Brasil, e aponta para uma nova fase em que a produção de mísseis MAX e outros sistemas poderá crescer em escala, com foco tanto no atendimento às Forças Armadas quanto em possíveis exportações.

Nos siga nas redes sociais

Últimas Notícias

- Advertisement - spot_imgspot_img

Notícias Relacionadas

Enriquecimento de urânio no Brasil, como funciona a ultracentrifugação...

Entenda o processo que eleva o teor de urânio-235, as reservas brasileiras, a produção em Resende e...

Cadetes de West Point participam de intenso treinamento de...

Cadetes de West Point vivenciaram operações, técnicas de sobrevivência e a doutrina brasileira de guerra na selva...

Como o conhecimento acumulado pela Marinha no LABGENE e...

LABGENE e Aramar reúnem competências do Programa Nuclear da Marinha para testar e validar tecnologias de reatores...

Embarcações semissubmersíveis ampliam rotas do narcotráfico entre América do...

No encontro realizado entre os dias 16 e 18 de junho em Belém, representantes de sete países...

Ministério da Defesa leva 23 empresas da Base Industrial...

Espaço Brasil levou 19 empresas da Base Industrial de Defesa, com ABIMDE e quatro estandes próprios, em...

Saab apresenta Giraffe AMB D com AESA e radar...

Giraffe AMB D une matriz AESA, processamento avançado e arquitetura definida por software, para rastrear alvos pequenos,...