Com carregadeiras, trator polivalente, caminhões basculantes e VE-Eng TRNP PRTD 8×8 T-815-7, a Engenharia Militar no Sul amplia mobilidade, transposição de rios e apoio civil
A 8ª Companhia de Engenharia de Combate recebeu novos meios que ampliam sua capacidade de atuação em operações militares e em missões de apoio à sociedade.
Os recursos incluem desde carregadeiras sobre rodas até embarcações de assalto e viaturas especializadas para montagem de pontes flutuantes, melhorando mobilidade e logística na região sul.
As informações sobre as entregas e o planejamento da unidade foram divulgadas pelo Defesa em Foco, conforme informação divulgada pelo Defesa em Foco.
Equipamentos entregues e função na unidade
A nova remessa incorpora carregadeiras sobre rodas, trator polivalente, caminhões basculantes, embarcações de assalto, motores de popa e meios para transposição de cursos d’água, aumentando a capacidade de engenharia e de apoio logístico da companhia.
Esses equipamentos permitem a execução de tarefas como abertura de itinerários, remoção de obstáculos, escavações e transporte de materiais, otimizando a operação da 8ª Companhia.
Engenharia Militar em ações civis e de emergência
Além do emprego em missões de combate, a Engenharia Militar poderá ser empregada em operações subsidiárias, como desobstrução de estradas, recuperação de áreas atingidas por desastres naturais e apoio a operações de busca e salvamento.
Em situações de enchentes e deslizamentos, os meios entregues facilitam restabelecer acessos e prestar suporte às populações afetadas, reforçando a integração com órgãos de Defesa Civil.
VE-Eng Tatra e o Sistema IRB
O Exército também incorporou as viaturas especializadas VE-Eng TRNP PRTD 8×8 T-815-7, da família Tatra Force, destinadas ao Sistema Improved Ribbon Bridge (IRB) para montagem de pontes flutuantes.
O desembarque ocorreu no Porto de Paranaguá (PR), e o transporte até o 3º Batalhão de Engenharia de Combate, em Cachoeira do Sul (RS), contou com o apoio da 2ª Companhia de Engenharia de Combate Mecanizada.
O emprego do IRB permitirá a transposição segura de viaturas blindadas, caminhões e equipamentos pesados, ampliando a mobilidade da Força em cursos d’água e lagos.
Estruturação da companhia e previsão até 2028
A 8ª Companhia de Engenharia de Combate foi ativada em março de 2026, e sua estruturação administrativa seguirá de forma gradual.
Segundo o planejamento do Comando Militar do Sul, a estruturação administrativa da companhia seguirá de forma gradual, com a incorporação de novos equipamentos até 2028, o que reforça o compromisso com a modernização contínua da Engenharia Militar.
O reforço com novos equipamentos e viaturas especializadas aumenta a prontidão operacional da unidade, beneficia a proteção de tropas e amplia a capacidade de resposta a emergências na região sul do país.


