Posição atribuída às partes. Os ministros das Relações Exteriores da Rússia e do Irã, Sergei Lavrov e Abbas Araqchi, reuniram-se em Nova York à margem da Assembleia Geral da ONU. Segundo comunicado do Ministério das Relações Exteriores russo, os dois defenderam uma solução diplomática para a crise envolvendo o Irã.
A Reuters informou que Moscou descreveu a conversa como uma defesa da diplomacia e atribuiu aos Estados Unidos e a Israel a responsabilidade pela crise. Essa caracterização é a posição oficial russa, não uma conclusão independente sobre as responsabilidades pelo conflito. A reunião confirma a coordenação diplomática entre Moscou e Teerã neste tema, mas não representa, por si só, um acordo de cessar-fogo ou uma negociação com os demais envolvidos.
Fontes consultadas
- Reuters, republicada pela Internazionale — 25/09/2026 — Ministros russo e iraniano dizem que só solução diplomática pode encerrar a crise envolvendo o Irã
